Percurso formativo docente: memórias, narrativas e materialidade em ateliês biográficos de projeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.993

Palavras-chave:

Pesquisa (auto)biográfica, Formação docente, Ateliês biográficos, Narrativas de vidas, Memórias

Resumo

O estudo versa acerca da formação de professores a partir dos Ateliês Biográficos de Projeto preconizados por Delory-Momberger (2008). O objetivo é compreender como a relação entre os relatos das narrativas de vida docente e a materialização da construção do projeto em si contribuem para a formação docente. Desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, do tipo (auto)biográfica, amparada na pesquisa narrativa desenvolvida mediante a utilização dos ateliês biográficos de projeto. Os registros dos relatos orais coletivos das seis seções do ateliê, com dez professores da Rede Municipal de Fortaleza constituíram os dados. As análises apontaram que a formação estimulou a socialização das memórias destacando a coexistência entre autobiográfica e heterobiográfica no processo de autoconhecimento docente. Concluímos que o distanciamento entre a formação acadêmica inicial e as ações pedagógicas ao longo da carreira foram minimizadas com a reescrita das narrativas coletivas e a materialização do projeto em si.

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Biografia do Autor

Dória Karenina Castro de Almeida, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Especialista em Formação de Formadores. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Professora efetiva da rede Municipal de Fortaleza. Membro do grupo de pesquisa Práticas Educativas, Memórias e Oralidades.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidad de Cádiz, Espanha. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

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Publicado

2025-09-18

Como Citar

Almeida, D. K. C. de, & Fialho, L. M. F. (2025). Percurso formativo docente: memórias, narrativas e materialidade em ateliês biográficos de projeto. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 474–496. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.993

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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