Narrativas (auto) biográficas de professoras de educação física em diálogo: a docência com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.962

Palavras-chave:

Educação Física, Vulnerabilidade Social, Proteção da Criança, Senso de Coerência

Resumo

Este estudo objetivou analisar como duas professoras concebem seu trabalho docente com crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou que tiveram seus direitos violados, baseando-se em suas trajetórias de ensino-aprendizagem durante as aulas de Educação Física (EF). Um estudo de caso foi delimitado na Casa Mamãe Margarida (Manaus/AM) e as trajetórias/concepções foram acolhidas a partir das narrativas (auto) biográficas das professoras. As trajetórias das professoras são marcadas por vulnerabilidades e pela presença de professores/as que as motivaram a ingressar no curso de EF. Elas concebem e organizam seu trabalho pedagógico a partir de estratégias baseadas no afeto e atentando-se para as singularidades das estudantes. Ainda é destacado que a EF é vista como um recurso generalizado de resistência para as estudantes. Conclui-se que escola e professores/as devem propiciar ambientes seguros, acolhedores e empoderadores com um ensino baseado no aprendizado sensível, afetivo, prazeroso e significativo.

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Biografia do Autor

Ana Deborah Maciel da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

Victor José Machado de Oliveira, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação Física. Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás. Goiânia, Goiás, Brasil.

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal do Amazonas. Manaus, Amazonas, Brasil.

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Publicado

2025-11-08

Como Citar

Silva, A. D. M. da, Oliveira, V. J. M. de, & Barros, J. L. da C. (2025). Narrativas (auto) biográficas de professoras de educação física em diálogo: a docência com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 717–741. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.962

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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