A análise textual discursiva enquanto experiência estético-educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.376

Resumo

Tendo como foco a valorização da Análise Textual Discursiva (ATD) enquanto uma metodologia de caráter profundamente estético-educativo, destacamos a dimensão sensível e criativa no trabalho de pesquisa qualitativa, entendendo-a como fundamental no processo. A partir da descrição dos três momentos auto-organizados da metodologia criada por Moraes e Galiazzi, estabelecemos relações entre cada etapa da análise e aspectos estético-educativos experimentados nesses movimentos. Assim, são considerados o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta e do olhar sensível, das emoções e sentimentos, do bom senso, da percepção subjetiva, da criatividade, intuição e imaginação dos pesquisadores envolvidos com ATD como elementos indispensáveis para o êxito pleno do trabalho de pesquisa.

Palavras-chave: Sensibilidade; Criatividade; Condição Humana; Estética; Sentido Estético.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

Salomão de Freitas, D. P. (2020). A análise textual discursiva enquanto experiência estético-educativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 706–721. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.376