Iniciação científica no ensino superior a distância: uma revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.828

Palavras-chave:

Iniciação científica, Ensino a distância, Revisão Sistemática de Literatura

Resumo

Este estudo apresenta uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) sobre a iniciação científica no contexto do ensino superior a distância (EAD) e tem como objetivo geral analisar, por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura, a produção científica existente sobre a iniciação científica no contexto do EaD, identificando lacunas e oportunidades de pesquisa. Utilizando as bases de dados CAPES e ERIC, a pesquisa, abrange publicações de 2018 a 2022. O córpus documental inclui dez estudos, sendo 2 de 2018, 1 de 2019, 1 de 2020 e 6 de 2021, não sendo encontradas publicações relevantes para 2022. Os resultados revelam a ausência de pesquisas específicas sobre a iniciação científica no EaD, destacando a necessidade de explorar esta temática. Este estudo contribui para a identificação de lacunas na literatura e propõe a importância de estudos para aprofundar a compreensão e prática da iniciação científica no ensino a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayane Verginia Batista Bessa , Unopar

Dayane Verginia Batista Bessa 

Doutora em metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR)

Fátima Aparecida da Silva Dias, Unopar

Fátima Aparecida da Silva Dias

Doutora em Educação Matemática (UNIAN)

Dayse de Souza Lourenço Simões, UNOPAR

Dayse de souza Lourenço Simões

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL)

Juliane Alves de Sousa, Unopar

Juliane Alves de Sousa

Doutoranda  em Ensino pela Universidade Norte do Paraná (Unopar).

Mestre em Metodologias para o Ensino de Linguagens e Suas Tecnologias (Universidade Norte do Paraná (Unopar)

Referências

AZEVEDO, T. H. da S.; NASCIMENTO, M. B. da C.; LOPES, J. B. da Cruz. Formação inicial docente: sentidos e singularidades da iniciação científica como política de ciência. Revista On Line de Políticas e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n.3, p. 1402 -1419, set./dez. 2020.

CALEFI, R. M.; ANTUNES-SOUZA, T.; SCHNETZLER, R. P. Iniciação Científica na Formação Inicial: os trabalhos sobre Ensino de Química apresentados nas Jornadas Científicas da SBPC. Educação Química en Punto de Vista, [S.I.], v. 3, n. 1, p. 01-15, 2019.

FIORI, F. C.; SOUZA, M. R. de.; BEZERRA, C. A. A. Publicações científicas e acesso a mestrados de alunos de Iniciação Científica: um estudo nos cursos do Setor de Saúde da Universidade Federal. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 03, p. 204-227, jul./set. 2021.

FREITAS, Maria Lopes de Freitas; PLAZA, Eliane Matheus. Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação, Santa Maria, [S. l.], v. 46, n. 1, p. e71/ 1–24, 2021.

LIMA, M. L. de F.; PLAZA, E. M. Potencialidades da iniciação científica no ensino superior para a formação docente. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1–24, jul. 2021.

MARQUES, F. C.; CUNHA, M. S. da. Impactos da iniciação científica sobre o desempenho estudantil no Enade 2015-2017. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 32, p. e06744, 2021.

OLIVEIRA, M. A. de; FERNANDES, M. C. S. G. Contribuições, sentidos e desafios da Iniciação Científica para o processo formativo do estudante universitário/Contributions, senses and challenges of Scientific Initiation to the formation process of university student. Educação em Foco, Minas Gerais, v. 21, n. 35, p. 75–95, 2018

PONTARI, B.; CHING, E.; KLONIS, S.; BOYD, D. Leveling Up an Award-Winning Undergraduate Research Program: A Case Study from Furman University. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 57-71, apr. 2021.

RAMOS, A.; FARIA, P. M.; FARIA, Á. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 41, p. 17-36, jan./abr. 2014.

RITCHIE, K. Using IRB Protocols to Teach Ethical Principles for Research and Everyday Life: A High-Impact Practice. Journal of the Scholarship of Teaching and Learning, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 120-130, 2021.

SANTOS, E. R. A iniciação científica no ensino jurídico brasileiro. Revista de Ciências do Estado, Belo Horizonte, v. 6, n. 2, p. 1-16, 2021.

SANTOS, E. R. A iniciação científica no ensino jurídico brasileiro. Revista de

Ciências do Estado, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 1-16, 2021.

SOARES, Marisa; SEVERINO, Antonio Joaquim. A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, Campinas, v. 23, n. 2, p. 372-390, mar. 2018.

Downloads

Publicado

2025-07-18

Como Citar

Verginia Batista Bessa , D., Aparecida da Silva Dias, F., de Souza Lourenço Simões, D., & Alves de Sousa, J. (2025). Iniciação científica no ensino superior a distância: uma revisão sistemática de literatura no período de 2018 a 2022. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(34), 482–500. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.828

Artigos Semelhantes

<< < 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.