Revisão sistemática da literatura sobre intervenções de habilidades socioemocionais em estudantes universitários

Autores

Palavras-chave:

Expressividade emocional, Habilidades socioemocionais, Habilidades sociais, Treinamento, Estudante universitário

Resumo

Objetivou-se identificar artigos sobre intervenção de habilidades socioemocionais em estudantes universitários que trabalhem com a expressividade emocional. A revisão sistemática foi realizada nas bases de dados Scielo, Lilacs e Pubmed, entre janeiro e março de 2022, utilizando método PRISMA, com as seguintes palavras-chave: (intervenção terapêutica OR estratégia terapêutica) AND (habilidades sociais OR treinamento de habilidades sociais OR treinamento de habilidades socioemocionais) AND (expressividade emocional OR diário íntimo OR escrita sensitiva) AND estudantes universitários. Os critérios de inclusão foram ser artigo em português ou inglês publicados entre 2009 e 2021; e os de exclusão: artigo repetido, literatura cinzenta, publicações em outras línguas e não estar disponível completo na Internet. Foram identificadas 369 publicações; entretanto, após aplicação dos critérios, restaram sete artigos. Todos apontaram a assertividade como comportamento eficaz para expressar emoções e indicaram os treinamentos como estratégia crucial para aquisição desta habilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação académica e êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, Coruña v.15, p.203-215, 2007.

ALMEIDA, L. S; CASANOVA, J. R. Desenvolvimento psicossocial e sucesso académico no Ensino Superior. In: VEIGA, F. (org.) Psicologia da Educação: Temas de Aprofundamento Científico para a Educação. Lisboa: Climepsi Editores, 2019. p.101–128.

ALMEIDA, L. S.; FERNANDES, E.; SOARES, A. P.; VASCONCELOS, R.; FREITAS, A. C. Envolvimento académico: Confronto de expectativas e comportamentos em universitários do 1º ano. Psicologia e Educação, Covilhã, v.2, n.2, p.57-70, dez. 2003.

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: Sucesso escolar e

desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (org.) Estudante universitário: Características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004. p.15-40.

ARAUJO, A. M.; ALMEIDA. L. S. Adaptação ao Ensino Superior: o papel moderador das expectativas acadêmicas. Educare, Revista Cientifica de Educação, João Pessoa, v.1, n.1, p.13-32, 2015.

ARAUJO, A. C.; SANTANA, C. L. A.; KOZASA, E. H.; LACERDA, S. S.; TANAKA, L. H. Efeitos de um curso de meditação de atenção plena em estudantes da saúde no Brasil. Acta Paulista de Enfermagem, São Paulo, v.33, p.1-9, jun. 2020.

BARBOSA, F. T.; LIRA, A. B.; NETO, O. B. O.; SANTOS, L. L.; SANTOS, I. O.; BARBOSA, L. T.; RIBEIRO, M. V. M. R.; SOUSA-RODRIGUES, C. F. Tutorial para execução de revisões sistemáticas e metanálises com estudos de intervenção em anestesia. Revista Brasileira de Anestesiologia, Rio de Janeiro, v. 69. n.3. p. 299-306, fev. 2019.

BOLSONI-SILVA, A. T. Habilidades sociais: breve análise da teoria e da prática à luz da análise do comportamento. Interação em Psicologia, Curitiba, v.6, n.2, p.233-242, jul./dez. 2002.

BOLSONI-SILVA, A. T.; CARRARA, K. Habilidades sociais e análise do comportamento: compatibilidades e dissensões conceitual-metodológicas. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v.16, n.2, p.330-350, ago. 2010.

BOLSONI-SILVA, A. T.; LOUREIRO, S. R. Validação do Questionário de Avaliação de Habilidades Sociais, Comportamentos, Contextos para Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.32, n.2, p.1-10, abr/jun. 2016.

BORTOLATTO, M. O.; ASSUMPÇÃO, F. P.; LIMBERGER, J.; MENEZES, C. B.; ANDRETTA, I.; LOPES, F. M. Treinamento em habilidades sociais com universitários:

revisão sistemática da literatura. Psico, Porto Alegre, v.52, n.1, p.1-13, jul. 2021.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Educacional Anísio Teixeira (INEP): Censo da Educação Superior. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/pesquisas-estatisticas-e-indicadores/censo-da-educacao-superior. Acesso em: 17 ago. 2021.

CASTRO, C. Reflexões sobre a saúde mental do estudante universitário: Estudo empírico com estudantes de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Revista Gestão em Foco, Amparo, Edição 9, p.380-401. 2017.

CASANOVA, J. R.; FERNANDEZ-CASTAÑON, A. C.; PÉREZ, J. C.N.; GUTIÉRREZ, A. B. B.; ALMEIDA, L. S. Abandono no Ensino Superior: Impacto da autoeficácia na intenção de abandono. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.19, n.1, p.41-49, jan/jun. 2018.

DANOFF-BURG, S.; MOSHER, C. E.; SEAWELL, A. H.; AGEE, J. D. Does narrative writing instruction enhance the benefits of expressive writing? Anxiety Stress Coping, London, v.23, n.3, p.341–352, May. 2010.

DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P. Competência Social e Habilidades Sociais: Manual teórico-prático. Petrópolis: Vozes. 2017.

DIAS, A. C. G.; CARVALHO, R. C.; de OLIVEIRA, C. T.; TEIXEIRA, M. A. P. Dificuldades percebidas na transição para a universidade. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.20, n.1, p.19-30, jan/jun. 2019.

DINIS, A.; GOUVEIA, J. P.; XAVIER, A. Estudo das características psicométricas da versão portuguesa da Escala de Expressividade Emocional. Psychologica, Coimbra, n.54, p.111-138. 2011.

DURGANTE, H.; DELL’AGLIO, D. D. Critérios Metodológicos para a Avaliação de Programas de Intervenção Em Psicologia. Avaliação Psicológica, Porto Alegre, v.17, n.1, p.155-162, jan/mar. 2018.

FINELLI, L. A. C.; ALKMIM, L. C.R.; SENA, L. J. Satisfação com a experiência acadêmica de estudantes do curso de Farmácia. Humanidades, Montes Claros, v.6, n.2, p.85-98, jul. 2017.

FRANCO, M.G. Expressividade e regulação emocional em estudantes do ensino superior. Revista INFAD De Psicología, [S.l.], v.5, n.1, p.477-486, dez. 2014.

GALVÃO, M. C. B.; RICARTE, I. L. M. REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA: CONCEITUAÇÃO, PRODUÇÃO E PUBLICAÇÃO. Logeion: Filosofia da Informação, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, p. 57–73, set. 2019.

GRANADO, J. I. F.; SANTOS, A. A. A.; ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P.; GUISANDE, M. A. Integração académica de estudantes universitários: Contributos para a adaptação e validação do QVA-r no Brasil. Psicologia e Educação, Braga, v.4, n.2, p.31-43, dez. 2005.

GROSS, J. J.; JOHN, O. P. Facets of emotional expressivity: Three self-report factors and their correlates. Personality and Individual Differences, London, v.19, n.4, p.555-568, out. 1995.

HALAMOVÁ, J.; KORÓNIOVÁ, J.; KANOVSKÝ, M.; TÚNIYOVÁ, M. K.; KUPELI, N. Psychological and physiological effects of emotion focused training for self-compassion and self-protection. Research in Psychotherapy: Psychopathology, Process and Outcome, Bathesda, v.22, n.2, p.265-280, jul. 2019.

HIJAZI, A. M.; TAVAKOLI, S.; SLAVIN-SPENNY, O. M.; LUMLEY, M. A. Targeting Interventions: Moderators of the Effects of Expressive Writing and Assertiveness Training on the Adjustment of International University Students. International Journal for the Advancement of Counselling, [S.l.], v.33, n.2, p.101–112, jun. 2011.

JUNIOR, A. M.M.; CONCEIÇÃO, S. H. Desafios contemporâneos da gestão universitária no contexto da Universidade Estadual de Feira de Santana. Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Feira de Santana, v.11, n.20, p.1–24, ago. 2022.

KRING, A. M.; SMITH, D. A.; NEALE, J. M. Individual Differences in Dispositional Expressiveness: Development and Validation of the Emotional Expressivity Scale. Journal of Personality and Social Psychology, Washington - DC, v.66, n.5, p.934-949, 1994.

LEVENSON, R. W.; CARSTENSEN, L. L.; GOTTMAN, J. M. Influence of age and gender on affect, physiology, and their interrelations: A study of long-term marriages. Journal of Personality and Social Psychology, Washington – DC, v.67, n.1, p.56–68, jul. 1994.

LOPES, D. C.; DASCANIO, D.; FERREIRA, B. C.; DEL PRETTE, Z. A.; DEL PRETTE, A. Treinamento de Habilidades Sociais: Avaliação de um Programa de Desenvolvimento Interpessoal Profissional para Universitários de Ciências Exatas. Interação em Psicologia, Curitiba, v.21, n.1, p.55–65, 2017.

MAGALHÃES, P. P.; MURTA, S. G. Treinamento de Habilidades sociais em estudantes de psicologia: um Estudo pré-experimental. Temas em Psicologia, Ribeirão Preto, v.11, n.1, p.28-37, jun. 2003.

MATOS, D. A. S. Confiabilidade e concordância entre juízes: Aplicações na área Educacional. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v.25, n.59, p.298-324, dez. 2014.

MONTEIRO, M. C.; SOARES, A. B. Adaptação Acadêmica de estudantes cotistas e não cotistas. Revista Brasileira de Orientação Profissional, Florianópolis, v.19, n.1, p.51-60, jan/jun. 2018.

MUNN, Z.; PETERS, M. D. J.; STERN, C. TUFANARU, C. MCARTHUR, A.; AROMATARIS, E. Systematic review or scoping review? Guidance for authors when choosing between a systematic or scoping review approach. BMC Medical Research Methodology, [S.l.], v.18, n.143, p.1-7, nov. 2018.

NAKANO, T. C.; PRIMI, R.; ALVES, R. J. R. Habilidades do século XXI: relações entre criatividade e competências socioemocionais em estudantes brasileiros. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, p.1-20, 2021.

OLIVEIRA, C. T.; CARLOTTO, R. C.; VASCONCELOS, S. J. L.; DIAS, A. C. G. Adaptação acadêmica e coping em estudantes universitários brasileiros: uma revisão de literatura. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, v.15, n.2, p.177-186, dez. 2014.

PENNEBAKER, J. W.; CHUNG, C. K. Expressive writing, emotional upheavals, and health. In: FRIEDMAN, H.; SILVER, R. (org.). Handbook of Health Psychology. Oxford: Oxford University Press, 2007. p. 263-284.

PENNEBAKER, J. W.; BEALL, S. K. Confronting a traumatic event: toward an understanding of inhibition and disease. Journal of Abnormal Psychology, Washington – DC, v.95, n.3, p.274 -281, 1986.

REGO, A. T.; KHOURY, J. V.; HARTMANN, J. B.; BERNUCI, M. P.; YAMAGUCHI, M. U. Universidades Promotoras da Saúde: revisão sistemática. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 12., 2021, Maringá. Anais Eletrônico... Maringá: Universidade Unicesumar, 2021. p.1-6.

RICARTE, M. D.; BUENO, J. M. H. Habilidades socioemocionais: abordagens e contextos. São Paulo: Hogrefe, 2022.

TAVAKOLI, S.; LUMLEY, M. A.; HIJAZI, A. M.; OLGA M. SLAVIN-SPENNY, O. M.; PARRIS, G. P. Effects of Assertiveness Training and Expressive Writing on Acculturative Stress in International Students: A Randomized Trial. Journal of Counseling Psychology, Washington – DC, v.56, n.4, p.590–596, oct. 2009.

SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: Uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. [S.l.]: Instituto Ayrton Senna, 2014. Disponível em: https://institutoayrtonsenna.org.br/app/uploads/2022/12/desenvolvimento-socioemocional-e-aprendizado-escolar.pdf Acesso em: 1 dez. 2023.

SANTOS, M. A. C.; ROMEIRO, V. A satisfação com a experiência acadêmica influencia a relação de confiança comportamental com a instituição? Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v.3, n.1, p.78–97, ago. 2017.

STAPLETON, C. M.; ZHANG, H.; BERMAN, J. S. The Event-Specific Benefits of Writing About a Difficult Life Experience. Europe's Journal of Psychology, Dublin, v.17, n.1, p.53-69, feb. 2021.

SOARES, A. B.; MOURÃO, L.; SANTOS, A. A. A.; MELLO, T. V. S. Habilidades Sociais e Vivência Acadêmica de Estudantes Universitários. Interação em Psicologia, Curitiba, v.19, n.2, p.211-223, out. 2015.

SOARES, A. B.; PORTO, A. M.; LIMA, C. A.; GOMES, C.; RODRIGUES, D. A.; ZANOTELI, R.; SANTOS, Z. A.; FERNANDES, A.; MEDEIROS, H. Vivências, Habilidades Sociais e Comportamentos Sociais de Universitários. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v.34, n. 1, p.1-11, jun. 2018.

SOARES, A. B.; BUSCACIO, Z.; CHISTÉ, R.; FERNANDES, A. M.; MEDEIROS, H. C. P.; MONTEIRO, M. C. O impacto dos comportamentos sociais acadêmicos nas habilidades sociais de estudantes. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Belo Horizonte v.10, n.1, p.69-80, jun. 2017.

SOARES, A. B.; SANTOS, Z. A.; ANDRADE, A. C.; SOUZA, M. S. Expectativas académicas y habilidades sociales en la adaptación a la universidad. Ciencias Psicológicas, [S.l.], v.11, n.1, p.77-88, jun. 2017.

SOARES, A. B.; SOUZA, M. S.; MEDEIROS, H. C. P.; MONTEIRO, M. C.; MAIA, F. A.; BARROS, R. S. N. Situações Interpessoais Difíceis: Relações entre Habilidades Sociais e Coping na Adaptação Acadêmica. Psicologia: Ciência e Profissão, Brasília, v.39, n. 01, p.1-13. 2019.

VIEIRA-SANTOS, J.; DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. A. P.; ALMEIDA, L. S. Relação professor-estudante na educação superior: suporte social e habilidades sociais. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Coruña, v.6, n.1, p.1-14, jul. 2019.

WAGNER, M. F.; DALBOSCO, S. N. P.; WAHL, S. D. Z.; CECCONELLHO, W. W. Treinamento em habilidades sociais: resultados de uma intervenção grupal no ensino superior. Aletheia, Canoas, v.52, n.2, p.215-225, dez. 2019.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Santos Monteiro Machado, A., & Benevides Soares, A. (2024). Revisão sistemática da literatura sobre intervenções de habilidades socioemocionais em estudantes universitários. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 353–376. Recuperado de https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/633