O memorial de formação: sua centralidade na pesquisa biográfico-narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1207

Palavras-chave:

Memorial de formação, Reflexividade narrativa, Constituição profissional

Resumo

Este texto refere-se a um estudo metanalítico que toma como

corpus

de análise três teses de doutorado, cujos autores são: professora de matemática, professor de matemática e coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Os três pesquisadores produziram suas teses na modalidade biográfico-narrativa, e seus memoriais de formação perpassam todo o texto, entrecruzando-se com as histórias dos participantes da pesquisa. O estudo tem como objetivo buscar indícios narrativos de constituição profissional e de processos de reflexividade narrativa nos textos de tese desses autores. A análise foi realizada em três unidades temáticas que emergiram dos memoriais: a constituição profissional, o papel do outro nessa constituição e os processos de reflexividade narrativa. Os textos são marcados por processos de reflexividade narrativa e evidenciam a constituição dos pesquisadores; revelam, ainda, novos modos de produzir pesquisa em Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adair Mendes Nacarato, Universidade São Francisco

Licenciada em Matemática, Mestra e Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco. 

Referências

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Tradução de Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável. Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João, 2010.

BICUDO, M. A. V. Meta-análise: seu significado para a pesquisa qualitativa. REVEMAT, Florianópolis, v. 9, ed. temática, p. 7-20, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2014v9nespp7

BOLÍVAR, A.; DOMINGO, J.; FERNÁNDES, M. La investigación biográfico-narrativa en educación, enfoque y metodología. Madrid: La Muralla, 2001.

BOLÍVAR, A.; DOMINGO SEGOVIA, J. La investigación (auto)biográfica en educación. Barcelona: Octaedro, 2019.

BRUNER, J. Atos de Significação. Tradução de Sandra Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

CLANDININ, D. J.; CONNELLY, F. M. Pesquisa narrativa: experiências e história na pesquisa qualitativa. Tradução do Grupo de Pesquisa Narrativa e Educação de Professores ILEEL/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2011.

CUSTÓDIO, I. A. Tecendo narrativas a partir das experiências de aprender e de ensinar noções espaciais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 252 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2020.

DELORY-MOMBERGER, C. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, 2008.

DOMINICÉ, P. O processo de formação e alguns de seus elementos relacionais. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010. p. 81-95.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (org). O método (auto)biográfico e a formação. Natal: EDUFRN, 2010, p. 171-177.

GINZBURG, C. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. Tradução de Federico Carotti. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

LEANDRO, E. G.; PASSOS, C. L. B. O paradigma indiciário para análise de narrativas. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e74611, p. 1-28, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.74611

NACARATO, A. M.; MOURA, J. F. Como nos tornamos pesquisadores narrativos. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. DOI: https://doi.org/10.31560/pimentacultural/2022.104

PASSEGGI, M. C. Reflexividade narrativa e poder de auto(trans)formador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, jan./ mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i44.8018

PEREIRA, J. T. G. Trajetórias e histórias de egressos de um curso de Licenciatura em Matemática: indícios de identidades docentes. 2023. 285 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2023.

SMOLKA, A. L. B. O (im)pertinente na apropriação das práticas sociais. Caderno Cedes, Campinas, ano XX, n. 50, p. 26-40, abr. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32622000000100003

VILAS BOAS, S. N. “Sou feita de retalhos”: narrativas das experiências de uma coordenadora pedagógica da Educação Infantil. 2022. 277 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação, Universidade São Francisco, Itatiba, 2022.

Downloads

Publicado

2025-07-17

Como Citar

Nacarato, A. M. (2025). O memorial de formação: sua centralidade na pesquisa biográfico-narrativa. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 403–420. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1207

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.