O memorial de formação: sua centralidade na pesquisa biográfico-narrativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1207Palavras-chave:
Memorial de formação, Reflexividade narrativa, Constituição profissionalResumo
Este texto refere-se a um estudo metanalítico que toma como
corpusde análise três teses de doutorado, cujos autores são: professora de matemática, professor de matemática e coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Os três pesquisadores produziram suas teses na modalidade biográfico-narrativa, e seus memoriais de formação perpassam todo o texto, entrecruzando-se com as histórias dos participantes da pesquisa. O estudo tem como objetivo buscar indícios narrativos de constituição profissional e de processos de reflexividade narrativa nos textos de tese desses autores. A análise foi realizada em três unidades temáticas que emergiram dos memoriais: a constituição profissional, o papel do outro nessa constituição e os processos de reflexividade narrativa. Os textos são marcados por processos de reflexividade narrativa e evidenciam a constituição dos pesquisadores; revelam, ainda, novos modos de produzir pesquisa em Educação.
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