A bússola: aproximações entre a interculturalidade e a educação contextualizada
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1196Palavras-chave:
Pedagogia intercultural, Multiculturalidade, Educação contextualizada, Narrativa autobiográfica, Estágio no exteriorResumo
Este artigo objetiva tornar público o capítulo da tese 'Intereurisland. De uma pesquisa no campo a uma possível referência para a internacionalização de experiências de responsabilidade social da Universidade’, resultado do Doutorado em Cotutela entre a Universidade de Padova Itália e a Universidade do Estado da Bahia, Brasil, cujo título é: A Bússola. O artigo apresenta novas reflexões a partir de uma narrativa (auto)biográfica do autor. Diante do desafio de educar os cidadãos de hoje, para uma educação inclusiva voltada ao diálogo e a paz, a pedagogia intercultural se coloca como um instrumento necessário para se orientar ao perpassar as diversas fronteiras interculturais, enfrentando antigas e novas modalidades de se relacionar com ‘os estrangeiros’, os ‘diferentes de nós’, tais quais a eliminação, a assimilação, a fusão, a segregação, o universalismo, o multiculturalismo e a integração. Por fim, destaca-se a importância da Educação Contextualizada na promoção da interculturalidade.
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