Desenhando narrativas autobiográficas: o cotidiano na perspectiva de crianças de Sobradinho II - DF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1195

Palavras-chave:

Infância, Cotidiano, Corpo, Escola

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo compreender a perspectiva de crianças acerca do cotidiano, partilhadas em uma escola pública situada em Sobradinho II – DF, Brasil. Nesse sentido, o estudo dispõe de natureza qualitativa e apresenta como aportes teórico-metodológicos as sociologias do cotidiano e da infância. Os instrumentos de pesquisa utilizados foram a observação participante, entrevistas conversadas e a produção de desenhos, em que foram captadas as narrativas autobiográficas dos sujeitos. A análise das informações obtidas foi concebida a partir da triangulação entre a literatura, o ponto de vista do pesquisador e o das crianças, convertidos, em alguns momentos do texto, em recortes episódicos. As narrativas registradas permitiram identificar as interpretações das crianças acerca do “corpo-cotidiano”, um corpo simbólico e ritualizado que transpassa tensões, rupturas e idiossincrasias, frutos das interações sociais forjadas a partir das brincadeiras nos ambientes familiares, na escola e no uso das mídias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayrhon José Abrantes Farias, Universidade Federal do Maranhão

Docente do Departamento em Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (DEF/UFMA). Pós-doutorado em Educação Comparada (PPGE/UnB). Doutorado em Educação Física (PPGEF/UnB). Licenciatura Plena em Educação Física pela UFMA.

Referências

BROUGÈRE, G. Vida cotidiana e aprendizagem. In: BROUGÈRE, G.; A. ULMANN, (Org.), Aprender pela vida cotidiana. Campinas, Autores associados, 2012, p. 11-24.

BROUGÈRE, G. Brinquedo e cultura. São Paulo: Cortez, 2010.

BROUGÈRE, G. Brinquedos e companhia. São Paulo: Cortez, 2004.

BUCKINGHAM, D. Crescer na era das mídias eletrônicas. São Paulo: Loyola, 2007.

CERTEAU, M. A invenção do cotidiano: Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CORSARO, W. Sociologia da infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

CORSARO, W. Entrada no campo, aceitação e natureza da participação nos estudos etnográficos com crianças pequenas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 91, p. 443-464, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302005000200008

DELGADO, A. C. C.; MÜLLER, F. Em busca de metodologias investigativas com as crianças e suas culturas. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 35, n. 125, p. 161-179, maio/ago. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742005000200009

FARIAS, M. J. A.; SOUZA, A. L. de. Desenhando experiências com o brincar: narrativas autobiográficas de professores de Educação Física em Formação inicial. Horizontes, [S. l.], v. 41, n. 1, p. e023022, 2023. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v41i1.1545

FARIAS, M. J. A. ; WIGGERS, I. D. 'Tio, eu gosto é de treta!' Brincando e brigando na escola. Revista Movimento, v. 25, p. 01-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.88343

FARIAS, R. N. P.; WELLER, W.; WIGGERS, I. D. Escalas infantis na cidade modernista: como crianças vivem e exploram Brasília. Revista Sociedade e Estado, v. 37, p. 163-192, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0102-6992-202237010008

FERREIRA, F. M.; VASCONCELOS, R. L.; WIGGERS, I. D. Convite a histórias de viajantes: antropologia, educação comparada e pesquisas com crianças. Linhas Críticas, v. 27, p. 1-19, 2021. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.31301

FERREIRA, H. R.; NUNES, A. L. S.; WIGGERS, I. D. '1, 2, 3 Salve eu': interpretando desenhos sobre brincadeiras preferidas. Revista Licere, v. 26, p. 82-106, 2023. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2023.49541

FERREIRA, M. M. “Branco demasiado” ou… reflexões epistemológicas, metodológicas e éticas acerca da pesquisa com crianças. In: SARMENTO, M. J..; GOUVÊA, M. C. S. (Orgs.) Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 143-162.

GOFFMAN, E. Ritual de interação: ensaios sobre o comportamento face a face. Tradução Fábio Rodrigues Ribeiro da Silva. Petrópolis: Vozes, 2011.

GOFFMAN, E. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1988.

GRAUE, M. E.; WALSH, D. Investigação etnográfica com crianças: teorias, métodos e ética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.

GIDDENS, A.; BECK, U.; LASH, S. Modernização reflexiva. São Paulo: UNESP, 1995.

LE BRETON, D. Antropologia do corpo e modernidade. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MÜLLER, F. Retratos da infância na cidade de Porto Alegre. 2007. 218f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.

PAIS, J. M. Sociologia da vida quotidiana. 5a ed. Lisboa: ICS, 2009.

PAIS, J. M. Culturas juvenis. Lisboa: Imprensa Nacional, 2003.

PAIS, J. M. Vida cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003a.

PAIS, J. M. Nas rotas do quotidiano. Rev. Crít. de Ciênc. Sociais, n.º 37, p.105 – 115, Coimbra, jun./1993.

PAIS, J. M. Paradigmas sociológicos na análise da vida quotidiana. Análise social, v.33, n. 90, p. 7-57, 1987.

PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995.

PINTO, M.; SARMENTO, M. J. As crianças: contextos e identidades. Braga: Universidade do Minho: Centro de Estudos da Criança, 1997.

SACRISTÁN, J. G. O aluno como invenção. Porto Alegre: Artmed, 2005.

SANTOS, H. C. C.; NACARATO, A. M. Narrativas de crianças do 1.o ano do Ensino Fundamental sobre a cor da pele. Revista de Educação PUC-Campinas, v. 27, e225384, 2022. DOI: https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5384

SARMENTO, M. J. O estudo de caso etnográfico em educação. In: ZAGO, N.; CARVALHO, M. P.; VILELA, R. A. T. Itinerários de pesquisa: perspectivas qualitativas em sociologia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, p.137-179, 2003.

SGRITTA, G. B. Childhood, normalization and project. International Journal of Sociology, v.17, n. 3, p.38-57, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/15579336.1987.11769933

TSUHAKO, Y. N.; MILLER, S. O ensino do desenho como linguagem: em busca da poética pessoal. São Paulo: Cultura acadêmica, 2021.

WIGGERS, I. D. “Eu fiz um robô com rodas e tomada misturado com uma pessoa qualquer... ele tem um canhão com bola e raio laser...”: um estudo sobre representações corporais de crianças. In: ARROYO, M. G.; SILVA, M. R. da. (Orgs.). Corpo-infância. Petrópolis: Vozes, 2012, p.303-330.

WÜRDIG, R. Brigar: um dos sentidos do recreio? Educação Unisinos. v.18, n.2, p.185-192, mai./ago., 2014. DOI: https://doi.org/10.4013/edu.2014.182.09

WIGGERS, I. D.; VIEIRA, C. A.; BARRETO, A. C.; FREIRE, J. O. Colecionando desenhos e compreendendo as crianças: a experiência de organizar um acervo de desenhos infantis. Humanidades & Inovação, v. 8, p. 177-187, 2021.

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

FARIAS, M. J. A. (2025). Desenhando narrativas autobiográficas: o cotidiano na perspectiva de crianças de Sobradinho II - DF. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 66–87. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1195

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.