Marcas e experiências com a matemática na educação básica: uma pesquisa narrativa com professores em formação inicial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1172

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Matemática, Pesquisa Narrativa, Diários Narrativos

Resumo

Esta pesquisa narrativa investigou as experiências com a matemática de futuros professores polivalentes, reveladas por meio de suas escritas (auto)biográficas em diários narrativos. O estudo utilizou diários narrativos de estudantes de Pedagogia de uma universidade federal, no componente curricular de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática. Os diários foram analisados narrativamente, criando tematizações que destacaram o papel do professor que ensinará matemática, a relação família-escola e a própria dinâmica escolar, revelando diversas culturas de aula. As narrativas dos participantes, em sua maioria, indicam um ensino de matemática pouco significativo e contextualizado. Esse cenário aponta para a necessidade de intervenções na formação inicial de professores, instituindo um espaço de escuta e reflexividade sobre suas próprias experiências. Concluiu-se que um ambiente formativo mais humano e dialogado, permeado por práticas de reflexividade, contribui para a construção de conhecimentos relevantes para uma prática pedagógica mais sensível, plural e significativa na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Felipe da Costa Negrão, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Ensino Tecnológico pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Mestre em Educação em Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Especialista em Neuropsicopedagogia e Didática do Ensino Superior pela Universidade Nilton Lins (UNL). Especialista em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Graduado em Pedagogia pela Universidade Nilton Lins (UNL). Professor Assistente da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Coordena a linha de Pesquisa (auto)biográfica na formação de professores do Grupo de Pesquisa em Sociologia Política da Educação (GRUPESPE/UFAM). Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica (BIOgraph), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM). Atua no campo científico com interesse nas seguintes temáticas: pesquisa narrativa e formação de professores.

Cinara Calvi Anic, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM)

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestrado em Ecologia pela Universidade de São Paulo (2002), e doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Mato Grosso (2016). Atualmente é professora do ensino superior e pós graduação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas-IFAM, atuando nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas, Química, Física e Matemática e mestrado profissional em Ensino Tecnológico. Tem experiência na área de Educação e Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências, formação de professores, ensino de Biologia, metodologia da pesquisa científica, além da experiência como professora no ensino fundamental,médio e superior.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

da Costa Negrão, F., & Calvi Anic, C. (2025). Marcas e experiências com a matemática na educação básica: uma pesquisa narrativa com professores em formação inicial. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 364–386. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1172

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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