Cartas pedagógicas na e para pesquisa qualitativa na formação docente: uma metodologia para humanizar
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1120Palavras-chave:
Cartas pedagógicas, Formação de Professores, NarrativasResumo
Este artigo explora o uso de cartas pedagógicas como metodologia qualitativa de pesquisa na formação docente, destacando seu potencial para promover reflexões profundas e subjetivas sobre a prática educativa. Esta escrita enfatiza a dimensão humanizadora dessa abordagem, que valoriza a experiência vivida, as emoções e os significados atribuídos ao cotidiano escolar pelos professores. Por meio de um cotejamento da literatura com experiências vistas e vividas, busca-se delinear como essa metodologia pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo uma formação mais sensível, dialógica e conectada às realidades educacionais. O estudo conclui que as cartas pedagógicas são um recurso poderoso para aproximar o universo da pesquisa acadêmica com o das práticas educativas, favorecendo a escuta, a expressão e a transformação da formação docente.
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