Discursos de professores de matemática sobre o ensinar geometria com o uso de tecnologias digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.388

Resumo

A geometria é um dos campos da Matemática [...]. Nesse contexto, essa pesquisa tem como objetivo compreender o discurso de professores de Matemática, de um curso de Especialização em Matemática, sobre o ensinar geometria com a utilização de tecnologias digitais, a partir da análise de atividades propostas ao longo da disciplina de Geometria Analítica e Dinâmica. A análise aconteceu pela leitura das interações dos professores em três atividades propostas na disciplina, resultando em dois eixos: primeiro tratando das tecnologias digitais no ensino de geometria, e segundo, que será focado nesse artigo, abordando os conceitos, construções e abstrações no ensino de geometria com o uso de tecnologias digitais. O estudo suscitou que é fundamental contemplar no processo de formação inicial e continuada discussões e vivências para que os professores possuam apropriação para trabalhar pedagogicamente com as tecnologias digitais atreladas a Matemática.

Palavras-chave: Docência em Matemática; Geometria; Tecnologias Digitais.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Edição

Seção

Educação Tecnológica