Cartas pedagógicas na e para pesquisa qualitativa na formação docente: uma metodologia para humanizar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1120

Palavras-chave:

Cartas pedagógicas, Formação de Professores, Narrativas

Resumo

Este artigo explora o uso de cartas pedagógicas como metodologia qualitativa de pesquisa na formação docente, destacando seu potencial para promover reflexões profundas e subjetivas sobre a prática educativa. Esta escrita enfatiza a dimensão humanizadora dessa abordagem, que valoriza a experiência vivida, as emoções e os significados atribuídos ao cotidiano escolar pelos professores. Por meio de um cotejamento da literatura com experiências vistas e vividas, busca-se delinear como essa metodologia pode contribuir para o desenvolvimento profissional dos docentes, promovendo uma formação mais sensível, dialógica e conectada às realidades educacionais. O estudo conclui que as cartas pedagógicas são um recurso poderoso para aproximar o universo da pesquisa acadêmica com o das práticas educativas, favorecendo a escuta, a expressão e a transformação da formação docente.

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Biografia do Autor

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo

Pós-Doutorando no POSENSINO/UFERSA. Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022), Doutor em Desenvolvimento Humano e Tecnologias (IB/UNESP, 2018) e Doutor em Geografia (IGCE/UNESP, 2014). Professor do Instituto Federal de São Paulo, campus Itapetininga. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Maria Amélia do Rosário Santoro Franco, Universidade Católica de Santos

Pós-doutora em Pedagogia (Paris VIII e UFES). Doutora em Educação (USP). Mestre em Psicologia da Educação (PUC-SP). Professora e Pesquisadora na Universidade Católica de Santos. Coordena o Grupo de Pesquisa “Pedagogia Crítica: práticas e Formação”.

Osmar Hélio Alves Araújo, Universidade Federal do Piauí

Doutor em Educação (PPGE/UFPB). Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). Coordena o Grupo Laconex@o

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

FORTUNATO, I., FRANCO, M. A. do R. S., & ARAÚJO, O. H. A. (2025). Cartas pedagógicas na e para pesquisa qualitativa na formação docente: uma metodologia para humanizar . Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 88–106. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1120

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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