Research-teacher training from different perspectives: Brazil and Portugal in the evidence

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1111

Keywords:

Research-Training, Postgraduate Program in Education, Teacher Training

Abstract

The text aims to analyze the ways of conceiving and directing the carrying out of Master's and Doctorate research, focusing on the Research-Training approach, in two Postgraduate Programs in Education – PPGE, from the perspective of two universities from different countries – Brazil and Portugal. The methodology adopted to write this article is based on systematized narratives in the form of letters written by the three authors about reflections based on the analysis of research and training processes in the aforementioned PPGEs. Based on the analyses, it is inferred that there are several peculiarities in the ways of conceiving and carrying out Research-Training, with each format also presenting singularities according to each theme and focus attributed to the object studied. The creative, critical and collective dimensions permeate the writing of this researches, constituting powerful formative-investigative processes.

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Author Biographies

Conceição Leal da Costa, Universidade de Évora

Doutorada em Ciências da Educação, docente do Departamento de Pedagogia e Educação, é membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia e Diretora dos Mestrados em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º CEB e em Ensino de Física e Química no Ensino Básico e Secundário, na Universidade de Évora. Naquela universidade, foi Presidente do Conselho Coordenador dos Estágios, entre 2017-2023. No âmbito do seu trabalho em rede ressalta ser membro da SPCE, da BIOGraph, da ASIHVIF e da ESREA. Os interesses na investigação incidem sobre formação de professores, aprendizagem experiencial e em contexto de trabalho, identidades e desenvolvimento profissional. Com enfoques de natureza qualitativa, destacam-se a investigação participante, em especial com narrativas e abordagens biograficamente orientadas em Educação, como a investigação-formação. Mobilizada por diversos projetos nacionais e internacionais e de pesquisa em rede, é membro da equipa editorial de diversas revistas científicas e tem publicações disseminadas, nacional e internacionalmente.

Ana Cristina de Moraes, UECE

Pós-doutora em Educação (Universidade Federal do Ceará – UFC). Doutora em Educação (Universidade Estadual de Campinas-SP – UNICAMP). Mestra em Educação (UFC). Especialista em Metodologia do Ensino de Artes (Universidade Estadual do Ceará – UECE). Graduada em Arte-educação (UniGrande) e em Serviço Social (UECE). Professora Adjunta da UECE. Vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Educação da UECE – PPGE – e ao Mestrado Acadêmico Intercampi em Educação – MAIE. Líder do Grupo de Pesquisa: Investigações em Arte, Ensino e História – IARTEH. Bolsista de Produtividade pelo CNPQ (PQ2).

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020), com bolsa pelo Programa de Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduada em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2022). Pesquisadora do grupo de pesquisa Investigações em Arte, Ensino e História (IARTEH/UECE). Participa do grupo de pesquisa Dramaturgia do Corpoespaço e Areia: invenções interculturais em dança da UFC.

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Published

2025-09-07

How to Cite

Leal da Costa, C., Moraes, A. C. de, & Queiroz, J. G. (2025). Research-teacher training from different perspectives: Brazil and Portugal in the evidence. Qualitative Research Journal , 13(35), 582–599. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1111

Issue

Section

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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