Motivos para evasão universitária – uma análise a partir da concepção de ex-acadêmicos de uma Universidade Federal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.768

Palavras-chave:

Evasão universitária, Fatores internos, Fatores externos, Gestão Pública

Resumo

A evasão é um dos principais problemas enfrentados na área da educação no país e no ensino superior isso também é um fenômeno observado tanto nas instituições públicas como privadas. Diante disso, o presente artigo tem como objetivo investigar os motivos que levam à evasão no Curso Superior em Gestão Pública da Universidade Federal do Pampa. Para isso, em termos metodológicos, adotou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem descritiva, cujos dados foram coletados com os discentes evadidos do referido Curso através de entrevista semiestruturada, que contou com um roteiro elaborado pelas autoras deste trabalho. Em síntese, como resultados alcançados dos fatores internos constatou-se a falta de identificação com o Curso e em relação aos fatores externos apurou-se a necessidade de trabalhar e não conseguir conciliar a dupla jornada de trabalho e estudos. Posto isto, se faz necessário buscar soluções para assegurar a permanência destes acadêmicos na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Flaviani Souto Bolzan Medeiros, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Docente na Universidade Federal do Pampa no Campus Santana do Livramento/RS. Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria na área de Gestão Organizacional (2020). Mestra em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria na área de Gerência de Produção (2015). Especialista em Finanças pela Universidade Franciscana (2013). Graduada em Administração pela Universidade Franciscana (2011) e Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional (grau equivalente à Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Foi Bolsista CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2013-2015) e Bolsista CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (2018-2020). Atuou como professora substituta na Unidade Descentralizada de Educação Superior da Universidade Federal de Santa Maria em Silveira Martins (2015-2017). Atua nas áreas de Ensino e Pesquisa em Administração e Administração Pública com ênfase nos temas gestão socioambiental sustentável, planejamento e administração estratégica, gestão de organizações públicas e funções gerenciais no setor público.

Referências

ANDIFES – Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior. Diplomação, retenção e evasão nos Cursos de graduação em instituições de ensino superior públicas. Brasília, 1996. Disponível em: https://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/Diplomacao_Retencao_Evasao_Graduacao_em_IES_Publicas-1996.pdf. Acesso em: 20 jun. 2023.

AURIGLIETTI, R. C. R. Evasão e abandono escolar: causas, consequências e alternativas: o combate à evasão escolar sob a perspectiva dos alunos. Curitiba, 2014. Disponível em: https://acervodigital.educacao.pr.gov.br/pages/view.php?ref=45015&k=&search=&offset=0&order_by=&sort=&archive=. Acesso em: 02 out. 2024.

BARBOSA, E. T.; NASCIMENTO, R. F. do; AZEVEDO FILHO, A. C. de; BIAVATTI, V. T. Fatores determinantes da evasão no Curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de ensino superior. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 13., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2016. p. 01-22.

BARDAGI, M. P; HUTZ, S. C. Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: impacto na evasão universitária. Revista Psico, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 174-184, jul. 2012.

BARROS, R. P. de. Políticas públicas para redução do abandono e evasão escolar de jovens. 2017. São Paulo. Disponível em: http://gesta.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Politicas-Publicas-para-reducao-do-abandono-e-evasao-escolar-de-jovens.pdf. Acesso em: 30 jun. 2023.

BARROSO, P. C. F.; OLIVEIRA, Í. M.; SOUSA, D. N.; NORONHA, A.; MATEUS, C. C.; JUSTO, E. V.; LOBO, C. C. Fatores de evasão no ensino superior: uma revisão de literatura. Psicologia Escolar e Educacional, Braga, v. 26, n. e228736, p. 1-10, jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-35392022228736t

BATISTA, S. D.; SOUZA, A. M.; OLIVEIRA, J. M. da S. A evasão escolar no ensino médio: um estudo de caso. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 9, n. 19, p. 70-94, out. 2009.

BRASIL. Presidência da República, Casa Civil. Lei nº 8.069 de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o o Estatuto da Criança e do Adolescente. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 maio. 2023

BUENO, J. L. O. A evasão de alunos. Padéia, Ribeirão Preto, v. 5, n. 5, p. 9-16, ago. 1993. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-863X1993000200002

CABRAL, C. G. da L. Evasão escolar: o que a escola tem a ver com isso? 2017. 27 f. Monografia (Especialização em Educação e Direitos Humanos), Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2017.

CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de. Acesso e permanência no ensino supeior: capacidades, competição e exclusão social. In: CATANI, A. M.; OLIVEIRA, J. F. de. Políticas educacionais: o ensino nacional em questão. Campinas: Papirus, 2003.

COIMBRA, C. L.; SILVA, L. B. e; COSTA, N. C. D. Evasion in higher education: definitions and trajectories. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 47, e228764, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/s1678-4634202147228764

COSTA, A. M. N. da. O campo da pesquisa qualitativa e o Método de Explicitação do Discurso Subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 65-73, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-79722007000100009

COSTA; C. H. M. da; CHACON, L. D.; LIMA, A. B. L.; MEDEIROS, R. S. P. de; ALMEIDA, M. S. C. Perfil, motivos de ingresso e de evasão dos graduandos de odontologia. Revista Odontologia Clínico-Científica, Recife, v. 14, n. 3, p. 713-718, jul./set. 2015.

CUNHA, J. V. A; NASCIMENTO, E. M.; DURSO, S de O. Razões e influências para a evasão universitária: um estudo com estudantes ingressantes nos cursos de ciências contábeis de instituições públicas federais da região sudeste. Advances In Scientific and Applied Accounting, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 141-161, ago. 2016. DOI: https://doi.org/10.14392/ASAA.2016090202

DAVID, L. M. L.; CHAYM, C. D. Evasão universitária: um modelo para diagnóstico e gerenciamento de instituições de ensino superior. Revista de Administração, Passo Fundo, v. 9, n. 1, p. 167-186, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.18256/2237-7956.2019.v9i1.3198

DEZIN, Norman K.; LINCOLN, Yvonna S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

DIAS, E. C. M.; THEÓPHILO, C. R.; LOPES, M. A. S. Evasão no ensino superior: estudo dos fatores causadores da evasão no curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual de Montes Claros – Unimontes – MG. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 10., 2010, São Paulo. Anais... São Paulo: CONGRESSO USP, 2010. p. 01-16.

DIGIÁCOMO, M. J. Evasão escolar: não basta comunicar e lavar as mãos. 2011. Disponível em: https://www.mpba.mp.br/sites/default/files/biblioteca/crianca-e-adolescente/educacao/doutrinas_e_artigos/evasao_escolar_murilo.pdf. Acesso em: 28 jun. 2023.

FIGUEIREDO, N. G. DA S.; SALLES, D. M. R. Educação profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 25, n. 95, p. 356-392, abr. 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362017002500397

FORNARI, L. T. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 112-124, jan./jun. 2010.

GERHART, T. E; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

JANNUZI, P. de M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, Brasília, v. 56, n. 2, p. 137-160, jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.21874/rsp.v56i2.222

KOŠIR, S.; ASLAN, M.; LAKSHMINARAYANAN, R. Application of school attachment factors as a strategy against school dropout: A case study of public school students in Albania. Children and Youth Services Review, Porto, v. 152, n. 3, p. 1-9, jul. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2023.107085

KRÜGER, J. G. C.; BRITTO JR., A. de S.; BARDDAL, J. P. An explainable machine learning approach for student dropout prediction. Expert Systems with Applications, Rochester, v. 233, n. e120933, p. 1-9, dec. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.eswa.2023.120933

LINO, E. R. O. A problemática da evasão escolar: uma revisão bibliográfica integrativa. 2020. 42 f. Monografia (Licenciatura em Biologia) – Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.

LOBO, M. B. de C. M. Panorama da evasão no ensino superior brasileiro: aspectos gerais das causas e soluções. In: HORTA, C. E. R. (Org.). Evasão no ensino superior brasileiro. Brasília: Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior, 2012.

MAIA, Z. Fatores externos e internos que influenciam no rendimento escolar. 2010. Monografia (Especialização em Gestão Escolar) – Setor de Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2010.

MALLADA, F. J. R. La gestión del absentismo escolar. In: ANUARIO JURÍDICO Y ECONÓMICO ESCURIALENSE, 44., 2011, Spain. Anais... Spain: AJEE, 2011. p. 579-596.

MANZINI, E. J. Considerações sobre a elaboração do roteiro para entrevista semiestruturada. Londrina: Eduel, 2003. p. 11-25.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia cientifica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARIANO, A. M.; FERREIRA, A. B. de M. L.; SANTOS, M. R. S.; CASTILHO, M. L.; BASTOS, A. C. F. L. C. Decision trees for predicting dropout in Engineering Course students in Brazil. Procedia Computer Science, Beijing, v. 214, n. 9, p. 1113-1120, dec. 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.procs.2022.11.285

MEC – MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Censo da Educação Superior. 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/80481-sem-desistencias-numero-de-graduados-poderia-dobrar-no-brasil. Acesso em: 10 jun. 2023.

MELLO, S. P. T. de; SANTOS, E. G. dos; BRISOLARA, L. S.; SILVA, R. E. S. da; KOGLIN, J. C. de O. O fenômeno evasão nos cursos superiores de tecnologia: um estudo de caso em uma universidade pública no sul do Brasil. In: COLOQUIO DE GESTIÓN UNIVERSITARIA EN AMÉRICAS, 13., 2013, Buenos Aires. Anais... Buenos Aires: CIGU, 2013. p. 01-15.

NÓBREGA, B. S. de; MAIA, J. da S.; TAVARES, N. P.; ROCHA, V. R. V. da. Evasion of students in higher education: an analysis of academic and socio-economic variables. Cuadernos de Educación Y Desarrollo, Castelo de Paiva, v. 15, n. 1, p. 611-619, apr. 2023. DOI: https://doi.org/10.55905/cuadv15n1-032

OLIVEIRA, M. A. de O.; SANTANA, F. B. M. de; REIS, D. L.; VIEIRA, R. K.; VERONEZE, G. de M. The causes of school evasion in a private higher education institution: case study. International Journal for Innovation Education and Research, Dhaka, v. 7, n. 10, p. 920-928, oct. 2019. DOI: https://doi.org/10.31686/ijier.vol7.iss10.1848

PAIVA, V. L. M. de O. e. A pesquisa narrativa: uma introdução. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 8, n. 2, p. 261-266, jun./dez. 2008. DOI: https://doi.org/10.1590/S1984-63982008000200001

PHAN, M.; CAIGNY, A. DE; COUSSEMENT, K. A decision support framework to incorporate textual data for early student dropout prediction in higher education. Decision Support Systems, Deli Serdang, v. 168, n. e 113940, p. 1-13, may. 2023. DOI: https://doi.org/10.1016/j.dss.2023.113940

POLYDORO, S. A. J. O trancamento de matricula na trajetória acadêmica do universitário: condições de saída e de retorno a instituição. 2000. 175 f. Tese (Doutorado em??) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

PORTAL DESAFIOS DA EDUCAÇÃO. Evasão bate recorde no ensino superior. On-line, 2022. Disponível em: https://desafiosdaeducacao.com.br/evasao-bate-recordes-no-ensino-superior/. Acesso em: 10 jun. 2023.

REIS, V. W.; CUNHA, P. J. M. D; SPRITZER, I. M. da P. A. Evasão no ensino superior de engenharia no Brasil: um estudo de caso no CEFET/RJ. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO EM EGENHARIA, 15., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Belém: COBENGE, 2012. p. 01-12.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

RIFFEL, S. M.; MALACARNE, V. Evasão escolar no ensino médio: o caso do Colégio Estadual Santo Agostinho no município de Palotina – PR. 2010. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1996-8.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

ROSA, F. de; OLIVEIRA, T. L. de. Student retention at a higher educational institution: a comparison between evaded and nonevaded groups using partial least square. Journal of College Student Retention: Research, Theory & Practice, Thousand Oaks, v. 24, n. 2, p. 499-525, may. 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1521025120924663

SAHAGOFF, A. P. Pesquisa narrativa: uma metodologia para compreender a experiência humana. In: SEMANA DE EXTENSÃO, PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, 11., 2015, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: SEPesq, 2015. p. 01-14.

SALES JUNIOR, J. S.; BRASIL, G. H.; CARNEIRO, T. C. J.; CORASSA, M. A. de C. Análise estatística da evasão na Universidade Federal do Espírito Santo e uma avaliação de seus determinantes. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE PESQUISA OPERACIONAL, 47., 2015, Pernambuco. Anais... Pernambuco: SBPO, 2015. p. 01-12.

SANTOS, C. B.; ROCHA, F. de S. J.; ALVES, L. F. B. Evasão escolar: causas e consequências. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2022, Campina Grande. Anais... Campina Grande: CONEDU, 2022. p. 01-11.

SEMESP – Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 11. ed. Instituto SEMESP: São Paulo, 2021.

SERRA, D. C. G. Teorias e práticas da psicopedagogia institucional. Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SHIRASU, M. R.; ARRAES, R. de A. Determinantes da evasão e repetência escolar. In: ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 43., 2015, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPEC, 2015. p. 01-19.

SILVA FILHO, R. B.; ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 35-48, jan./jun. 2017. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527

SILVA, G. P. da. Análise de evasão no ensino superior: uma proposta de diagnóstico de seus determinantes. Avaliação, Campinas, v. 18, n. 2, p. 311-333, jul. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772013000200005

SOARES, A. G. Evasão no ensino superior público: um estudo de caso no curso de administração da Unipampa. 2020. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal do Pampa, Santana do Livramento, 2020.

SZABÓ, L.; ZSOLNAI, A.; FEHÉRVÁRI, A. The relationship between student engagement and dropout risk in early adolescence. International Journal of Educational Research Open, Gurgaon, v. 6, n. e100328, p. 1-11, jun. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijedro.2024.100328

UNIPAMPA. Evasão e Retenção. Bagé, 2023. Disponível em: https://sites.unipampa.edu.br/nida/evasao-e-retencao/. Acesso em: 20 jun. 2023.

VAARMA, M.; LI, H. Predicting student dropouts with machine learning: an empirical study in Finnish higher education. Technology in Society, United Kingdom, v. 76, n. e102474, p. 1-10, mar. 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.techsoc.2024.102474

WEINTRAUB, A. B. Censo da educação superior. Brasil: MEC, 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/212-educacao-superior-1690610854/80481-sem-desistencias-numero-de-graduados-poderia-dobrar-no-brasil. Acesso em: 10 jun. 2023.

Downloads

Publicado

2024-10-07

Como Citar

Alves Silveira, L. J., & Souto Bolzan Medeiros, F. (2024). Motivos para evasão universitária – uma análise a partir da concepção de ex-acadêmicos de uma Universidade Federal. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 442–463. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.768

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)