The policy of computer laboratories in public schools: PROINFO in teacher interpretations

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.694

Keywords:

PROINFO, Public School, Teaching Practice

Abstract

This article aims to analyze how teachers conceive the National Educational Technology Program (PROINFO), as an educational policy in the context of public schools. In methodological parameters, we used a qualitative approach, as we approached, by conducting interviews with four teachers, working in two schools in the state education network of Rio Grande do Norte, in the aforementioned program. As a theoretical reference, the research used the studies of Stephen Ball and his collaborators (1992; 2011; 2016), which allowed us to investigate PROINFO's proposal in relation to the policy cycle, above all, observing the multiple demands, discourses, meanings, interpretations and actions in the context of school practice. We assessed that teachers recognize the PROINFO policy for the computer laboratory. However, the actors' relationship with PROINFO occurs amidst creativity and responsibility when faced with a weakened structure that challenges teaching practices.

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Author Biographies

Roberta Mirnas de Oliveira Gomes, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Norte

Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Possui Especialização em Atendimento Educacional Especializado - AEE pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Mestra em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO pertencente a associação ampla da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Contexto em Educação. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID Interdisciplinar. Atualmente está na função de supervisora da educação especial e diversidade na 13ª DIREC e atuando no AEE em Centro de educação especial. Estuda as seguintes áreas: Educação especial, Educação inclusiva, tecnologias digitais na educação, políticas educacionais.

Emerson Augusto de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Doutor em Educação, área de concentração "Formação de Professores", na Linha de Pesquisa "Formação e Desenvolvimento Profissional em Educação", pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2010), Especialização em Educação, no campo temático "Formação de Professores" (2012), e Mestrado em Educação, na linha de estudo "Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente" (2013), ambos pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO/UERN/UFERSA/IFRN, exercendo também a função de vice-coordenador local (POSENSINO/UFERSA). É Líder do Grupo de Pesquisa "Formação Docente" da Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA e pesquisador dos Grupos de Pesquisa "Educação, Memórias, (Auto) Biografias e Inclusão" da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, "Laboratório de práticas, estudos e pesquisas em formação de professores - Universidade e Escolas de Educação Básica" - Laconex@o - da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, e "Educação, Discursos e Sociedade" - UFERSA. Exerceu as funções de Coordenador do Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - LEDOC/UFERSA (2014 - 2016). Atuou como Membro do Conselho de Curso e do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo - UFERSA (2014 - 2016). Tem experiência profissional na Educação Básica e na Educação Superior. Desenvolve pesquisas com ênfase na Formação de Professores, Licenciaturas, Currículo, Interdisciplinaridade, Educação do Campo, Método (Auto) Biográfico e de Histórias de Vida, Didática, Desenvolvimento Profissional em Educação e Educação Superior. É editor adjunto da Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar (RECEI). É membro da Associação Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ANDIPE), da Rede Nacional de Pesquisador@s em Pedagogia (REPPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE) e da Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior (Rides).

Jean Mac Cole Tavares Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Graduação em História (Licenciatura), Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), em Direito (Bacharel), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN - 2016), e em Pedagogia (UECE - 2017) Especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000) e doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha). Realizou pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes (entre 2012 - 2014). Professor Adjunto IV do Curso de Pedagogia, da Faculdade de Educação/UERN. É vice diretor da Faculdade de Educação e vice coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN. Tutor do PET Pedagogia. Líder do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq), com pesquisas sobre formação escolar e inclusão no mundo do trabalho, sobre ensino, diversidade e direitos humanos e sobre as políticas e o currículo no ensino médio com apoio do CNPq. Coordenador do Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE). Editor chefe da Revista Cientifica Eletrônica Ensino Interdisciplinar (RECEI ? qualis A3). Orcid. 0000-0001-7800-8350. Ex-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino - POSENSINO, Mestrado em Ensino, em associação UERN/UFERSA/IFRN.

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Published

2024-05-31

How to Cite

Gomes, R. M. de O., Medeiros, E. A. de, & Santos, J. M. C. T. (2024). The policy of computer laboratories in public schools: PROINFO in teacher interpretations. Qualitative Research Journal , 12(31), 168–189. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.31.694