Percurso formativo docente: memórias, narrativas e materialidade em ateliês biográficos de projeto
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.993Palavras-chave:
Pesquisa (auto)biográfica, Formação docente, Ateliês biográficos, Narrativas de vidas, MemóriasResumo
O estudo versa acerca da formação de professores a partir dos Ateliês Biográficos de Projeto preconizados por Delory-Momberger (2008). O objetivo é compreender como a relação entre os relatos das narrativas de vida docente e a materialização da construção do projeto em si contribuem para a formação docente. Desenvolvemos um estudo de natureza qualitativa, do tipo (auto)biográfica, amparada na pesquisa narrativa desenvolvida mediante a utilização dos ateliês biográficos de projeto. Os registros dos relatos orais coletivos das seis seções do ateliê, com dez professores da Rede Municipal de Fortaleza constituíram os dados. As análises apontaram que a formação estimulou a socialização das memórias destacando a coexistência entre autobiográfica e heterobiográfica no processo de autoconhecimento docente. Concluímos que o distanciamento entre a formação acadêmica inicial e as ações pedagógicas ao longo da carreira foram minimizadas com a reescrita das narrativas coletivas e a materialização do projeto em si.
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