Tendências metodológicas da pesquisa em ensino de química na revista “química nova na escola” - 1995 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.224Resumo
Com o crescimento do Ensino de Química como área de conhecimento, cresce também a difusão dos trabalhos de pesquisa nela realizados. Uma vez que esse campo vem se consolidando, é importante compreendermos quais as tendências metodológicas têm sido empregadas. Para tanto, buscou-se investigar as publicações da seção “Pesquisa no Ensino de Química/Química em Foco” da revista Química Nova na Escola (QNEsc). Após a análise, observou-se que as pesquisas têm se caracterizado quanto ao caráter qualitativo, com a predominância do “estudo de caso”. Acredita-se que mesmo avançando quanto às questões metodológicas, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas para que as pesquisas sejam fortalecidas e ganhem cada vez mais espaço significativo no cenário científico.
Palavras-chave: QNEsc; Educação Química; Tendências Metodológicas.
Downloads
Métricas
Referências
ES, A. J. O planejamento de pesquisas qualitativas em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, p. 53-61, mai. 1991.
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e Abusos dos Estudos de Caso. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 36, n. 129, p. 637-651, set./dez. 2006.
ANDRÉ, M. Pesquisa em Educação: Buscando Rigor e Qualidade. Cadernos de Pesquisa, v. 113, p. 51-64, 2001.
ANDRÉ, M. E. D. A. D. Etnografia da Prática Escolar. 14. ed. São Paulo: Papirus, 2008.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação. Relatório da Avaliação 2013-2016 Quadrienal 2017, Educação, 2017, 93 p.
BRASIL. Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES). Diretoria de Avaliação. Documento de área 2009, Ensino de Ciências e Matemática, 2009. 13 p.
CHIZZOTTI, A. A pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
COUTINHO, C. P. Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática. 2. ed: Almedina, 2014.
FERREIRA, C. A. L. Pesquisa Quantitativa e Qualitativa: Perspectiva para o campo da Educação. Revista Mosaico, Rio de Janeiro, v. 8, n. n.2, p. 173-182, jul/dez 2015.
FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. A produção do conhecimento sobre o ensino de química nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira de Química: uma revisão. Química Nova, v. 31, n. 8, p. 2100-2110, 2008.
FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Análise de Dissertações e Teses sobre o Ensino de Química no Brasil: Produção científica de Programas de Pós-graduação em destaque. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 20, n.3, p. 21-60, 2015.
GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan/abr 2004.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GRECA, I. M. Discutindo Aspectos Metodológicos da Pesquisa em Ensino de Ciências: Algumas Questões para Reletir. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 73-82, 2002.
GUIMARÃES, D.; MENDONÇA, P. C. C. Avaliação de Habilidades Cognitivas em Um Contexto Sociocientífico com Foco nas Habilidades Argumentativas. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n.especial1, p. 35-42, Jul 2015.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: E.P.U, 2013.
MEDEIROS, A. Metodologia da Pesquisa em Educação em Ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 73-82, 2002.
MINAYO, M. C. D. S. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. 28. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009.
MÓL, G. D. S. Pesquisa Qualitativa em Ensino de Química. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 5, n. 9, p. 495-513, dez 2017.
MORTIMER, E. F. et al. A pesquisa em Ensino de Química na QNesc: uma análise de 2005 a 2014. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 37, n.especial 2, p. 188-192, 2015.
NARDI, R. A pesquisa em ensino de Ciências e Matemática no Brasil. Ciência & Educação (Bauru), Bauru, v.21, n.2, Junho 2015.
QUADROS, A. L. D. QNEsc. Química Nova na Escola. Disponivel em: <http://qnesc.sbq.org.br/pagina.php?idPagina=5>. Acesso em: 20 jul 2017.
SANTOS, F. M. T. D.; GRECA, I. M. Metodologias de Pesquisa no Ensino de Ciências na América Latina: Como pesquisamos na década de 2000. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n.1, p. 15-33, 2013.
SANTOS, F. M. T. D.; GRECA, I. M. Metodologias de pesquisa no ensino de ciências na América Latina: como pesquisamos na década de 2000. Ciência e Educação, Bauru, v. 19, n. 1, p. 15-33, 2013.
SCARPA, D. L.; MARANDINO, M. Pesquisa em Ensino de Ciências: Um estudo sobre as perspectivas metodológicas. II Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. [S.l.]: [s.n.]. 1999.
SCHNETZLER, R. P. A pesquisa em Ensino de Química no Brasil: Conquistas e Perspectivas. Química Nova, São Paulo, v. 25, n. Supl.1, p. 14-24, mai 2002.
SCHNETZLER, ROSELI P.; ARAGÃO, ROSÁLIA M. R. Importância, Sentido e Contribuições de Pesquisas para o Ensino de Química. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 1, n.1, p. 27-31, Mai 1995.
SILVA, T. S.; LANDIM, M. F. Tendências de pesquisa em Ensino de Ciências voltadas a alunos com deficiência visual. Scientia Plena, v. 10, n. 4, 2014.
SILVA, V. D. A.; SOARES, M. H. F. B. Conhecimento Prévio, Caráter Histórico e Conceitos: O Ensino de Química a Partir de Uma Abordagem Colaborativa da Aprendizagem. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 35, n.3, p. 209-219, Agosto 2012.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.