Tendências metodológicas da pesquisa em ensino de química na revista “química nova na escola” - 1995 a 2017

Autores

  • Flávia Caroline Bedin Universidade Estadual de Maringá
  • Franciellen Rodrigues da Silva Costa Universidade Estadual de Maringá
  • Alvaro Lorencini Júnior Universidade Estadual de Londrina
  • Neide Maria Michellan Kiouranis Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.224

Resumo

Com o crescimento do Ensino de Química como área de conhecimento, cresce também a difusão dos trabalhos de pesquisa nela realizados. Uma vez que esse campo vem se consolidando, é importante compreendermos quais as tendências metodológicas têm sido empregadas. Para tanto, buscou-se investigar as publicações da seção “Pesquisa no Ensino de Química/Química em Foco” da revista Química Nova na Escola (QNEsc). Após a análise, observou-se que as pesquisas têm se caracterizado quanto ao caráter qualitativo, com a predominância do “estudo de caso”. Acredita-se que mesmo avançando quanto às questões metodológicas, ainda existem lacunas que precisam ser preenchidas para que as pesquisas sejam fortalecidas e ganhem cada vez mais espaço significativo no cenário científico. 

Palavras-chave: QNEsc; Educação Química; Tendências Metodológicas.

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Publicado

2020-10-01

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa