Narrativas (auto)biográficas e dissidências da norma de sexualidade em trajetórias educativas: uma revisão sistemática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.863Palavras-chave:
Sexualidade, Norma, Educação, Narrativas (auto)biográficasResumo
Este estudo apresenta uma revisão sistemática por meio da análise de artigos científicos que utilizam como fonte de informações narrativas (auto)biográficas de pessoas dissidentes da norma de sexualidade no contexto de suas trajetórias educativas. O levantamento realizou-se no Portal de Periódicos da CAPES, sendo selecionados 12 artigos para compor a revisão. Foi analisada a construção argumentativa desses artigos e seus desdobramentos acerca da sexualidade no contexto da educação. Destarte, emergiram seis categorias agrupadas em três contextos inter-relacionados: “silenciamento” e “adestramento” (contexto “a escola”); “exposição e violência” e “inferiorização do feminino” (contexto “o outro”); e “negação” e “culpabilização” (contexto “o sujeito”), assim como outros constructos e possibilidades de intervenção. A partir dessas categorias e de outras indagações, este estudo traz pistas baseadas em histórias de vida, para que se possa pensar em uma educação empenhada com a construção de uma sociedade mais justa e apartada de preconceitos e discriminações.
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