Educação em saúde na percepção de usuários de substâncias psicoativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.789

Palavras-chave:

Álcool e Drogas, Transtornos Relacionados ao uso de Substâncias, Atenção Psicossocial, Serviços de Saúde Mental, Saúde Pública

Resumo

O uso de substâncias psicoativas (SPAs) acarreta prejuízos biopsicossociais aos indivíduos. Nesse contexto, torna-se possível a oferta de cuidado em Centros de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD). Objetivou-se, com o presente estudo, conhecer as percepções dos usuários de SPAs acerca do grupo de Educação em Saúde desenvolvido em um CAPS AD do interior paulista. Trata-se de um estudo qualitativo, conduzido a partir de um roteiro de entrevistas semiestruturadas e, para a finalização da coleta, utilizou-se o critério de saturação teórica da amostra. Para a análise, recorreu-se à técnica da Análise de Conteúdo na modalidade temática, obtendo-se a estruturação de duas categorias. Observou-se que existem formas de intervenções consideradas atrativas, principalmente as dinâmicas e interativas e, no tocante aos ganhos, evidenciaram-se melhorias no conhecimento sobre SPAs e na identificação de prejuízos, no autoconhecimento, na conscientização e na mudança de comportamento após a inserção nas ações educativas em saúde.

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Publicado

2025-09-29

Como Citar

Faria, I. M. D., & Moraes, M. A. A. de. (2025). Educação em saúde na percepção de usuários de substâncias psicoativas. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(36), 727–752. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.789

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