Contribuições da fotografia para a pesquisa qualitativa: uma perspectiva histórico-cultural
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.491Palavras-chave:
Fotografia, Pesquisa qualitativa, Psicologia Histórico-CulturalResumo
Com o avanço recente dos recursos tecnológicos, a produção de fotografias se popularizou cada vez mais em todos os contextos da atividade humana. Especificamente no âmbito da pesquisa qualitativa, a fotografia tem sido usada principalmente como instrumento para a produção de dados. Muitas vezes, contudo, a forma como é utilizada não contempla as potencialidades desse recurso, deixando de considerar a expressão das subjetividades de pesquisadores e participantes da pesquisa em seu contexto cultural e histórico de produção. A partir dos pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural de Lev Vigotski, este artigo de cunho teórico tece reflexões acerca do uso da fotografia em pesquisas qualitativas; enfatiza também a necessidade de considerar as imagens fotográficas como elementos que conferem significado e possibilitam a construção de novos sentidos à fotografia. Busca-se, assim, contribuir a uma compreensão da utilização dos registros fotográficos, que coadune os pressupostos de uma abordagem realmente qualitativa de pesquisa.
Downloads
Métricas
Referências
ABDALA, R. D. Fotografias escolares: práticas do olhar e representações sociais nos álbuns fotográficos da Escola Caetano de Campos (1895-1966). 2013. 314 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BARROS, J. P. P.; PAULA, L. R. C. de; PASCUAL, J. G.; COLAÇO, V. de F. R.; XIMENES, V. M. O conceito de “sentido” em Vygotsky: considerações epistemológicas e suas implicações para a investigação psicológica. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 21, n. 2, p. 174–181, ago. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822009000200004
BARTHES, R. A câmara clara. 9. reimp. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 2. ed. Petrópolis, RJ, 2002.
BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987a. p. 165-196.
BENJAMIN, W. Pequena história da fotografia. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. São Paulo, SP: Brasiliense, 1987b. p. 91-107.
BORGES, F. T.; LINHARES, R. N. Imagem e narrativa: a construção dialógica da fotografia na pesquisa qualitativa em ciências humanas. Educação em Questão, Natal, v. 33, n. 19, p. 128-149, set./dez. 2008.
BOSCO, A. P. Entre a essência e a construção: experiências cotidianas do feminino a partir da produção fotográfica de jovens mulheres paulistanas. 2009. 243 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2009.
CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Tradução de: ROSA, S. M. da. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de: COSTA, J. E. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GILBERTO, I. J. L. A pesquisa qualitativa com a utilização de imagens. International Studies on Law and Education, São Paulo, v. 21, p. 51-58, set.-dez. 2015.
GODOY, A. C. de S. A fotografia como linguagem no processo de formação de professores para a educação básica. Revista de Educação, São Paulo, v. 8, n. 8, p. 35-40, 2015.
GONZÁLEZ REY, F. Subjetividad, cultura e investigación cualitativa en psicología: La ciencia como producción culturalmente situada. Liminales: Escritos sobre Psicología e Sociedad, Santiago, v. 1, n. 4, p. 13-36, nov. 2013. DOI: https://doi.org/10.54255/lim.vol2.num04.233
JUSTO, J. S.; VASCONCELOS, M. S. Pensando a fotografia na pesquisa qualitativa em psicologia. Estudos e Pesquisas em Psicologia, Rio de Janeiro, v. 9, n. 3, p. 760-774, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.12957/epp.2009.9082
KOHATSU, L. N. Notas sobre o uso de imagens visuais nas pesquisas em psicologia. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 23-36, jan./jun. 2017.
MATTOS, L. K. de; ZANELLA, A. V.; NUERNBERG, A. H. Entre olhares e (in)visibilidades: reflexões sobre fotografia como produção dialógica. Fractal Rev. Psicol., Niterói, v. 26, n. 3, p. 901-918, set./dez. 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0292/895
NEIVA-SILVA, L.; KOLLER, S. H. O uso da fotografia na pesquisa em Psicologia. Estudos de Psicologia, Natal, v. 7, n. 2, p. 237-250, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-294X2002000200005
OLIVEIRA, V. M. F. de; OLIVEIRA, V. F. de; FABRÍCIO, L. E. de O. Imagens na pesquisa com professores: o oral e a fotografia. Educar em Revista, Curitiba, v. 21, n. 2, p. 151–174, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.304
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. del P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.
SANTOS, L. G. dos; LEÃO, I. B. O inconsciente sócio-histórico: aproximações de um conceito. Psicol. Soc., Belo Horizonte, v. 26, n. spe. 2, p. 38-47, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-71822014000600005
SILVA, F. G. da; DAVIS, C. Conceitos de Vigotski no Brasil: produção divulgada nos Cadernos de Pesquisa. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 123, p. 633-661, set./dez. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742004000300007
SILVA, S. R. da. Estudo sobre o significado e as emoções de mulheres trabalhadores frente à articulação de múltiplas atividades. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Departamento de Psicologia, Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2015.
SONTAG, S. Sobre fotografia. Tradução de: FIGUEIREDO, R. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2004.
SOUZA, S. J. e; LOPES, A. E. (2002). Fotografar e narrar: a produção do conhecimento no contexto da escola. Cad. de Pesqui., São Paulo, n. 116, p. 61–80, jul. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742002000200004
TITTONI, J. Fotografia e pesquisa-intervenção: reflexões sobre os modos de ver, falar e viver. Polis e Psique, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 88-110, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-152X.53948
VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. 4. ed. Tradução de: CIPOLLA NETO, J.; BARRETO, L. S. M.; AFECHE, S. C. São Paulo: Martins Fontes, 1991. (Original publicado em 1933)
VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. Tradução de: BEZERRA, P. São Paulo: Martins Fontes, 1999. (Original publicado em 1925)
VIGOTSKI, L. S. Psicologia concreta do homem. Educação & Sociedade, Campinas, v. XXI, n. 71, p. 21-44, jul. 2000. (Original publicado em 1929) DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000200002
VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução de: BEZERRA, P. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Original publicado em 1934)
VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução de: BEZERRA, P. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004. (Original publicado em 1924)
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.