Construindo saberes docentes: o papel das narrativas para uma formação reflexiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1146

Palavras-chave:

Narrativas de histórias de vida, Prática exploratória, Formação docente, Saberes docentes, Prática reflexiva

Resumo

A partir de uma conversa exploratória (Dias et al., 2021) com Vanessa, docente em uma escola municipal localizada na zona sul do Rio de Janeiro, e considerando a que sistemas de coerência (Linde, 1993) os relatos da participante se (des)alinham, este artigo tem como objetivo compreender como as narrativas de histórias de vida podem ser ferramentas teórico-práticas essenciais na construção de saberes na/sobre a docência, bem como uma possibilidade de promover reflexões sobre a prática pedagógica.    Alinhados à perspectiva qualitativa de pesquisa (Denzin; Lincoln, 2006), para analisarmos as vivências em questão, articulamos as epistemologias da Linguística Aplicada Crítica (Moita Lopes, 2006), os princípios da Prática Exploratória (Miller, 2012), as histórias de vida de Linde (1993) e os saberes docentes de Tardif (2014). As análises sugerem que as experiências pessoais e profissionais, quando ressignificadas, promovem uma prática docente ético-crítica, além de apontarem para a importância de espaços coletivos de troca e reflexão na construção de um ensino mais humano e colaborativo.

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Biografia do Autor

Emanuelle de Souza Fonseca Souza , PUC-Rio

Estágio Pós-doutoral em andamento, na PUC-Rio. Graduação em Psicologia em andamento, na Estácio. Doutora em Estudos Linguísticos pela PUC-Rio (2023). Mestre em Estudos Linguísticos pela UERJ/FFP (2018). Especialista em Linguística Aplicada: ao ensino de língua estrangeira, pela Universidade Federal Fluminense (2012). Especialista em Literatura Infanto-Juvenil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ (2009). Graduada em letras. Licenciatura Português/Inglês e literaturas correspondentes pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio. Desde 2008, leciona inglês e português como língua estrangeira em escolas de idiomas e empresas. Atuou como professora substituta/ contratada da grade de inglês na UERJ/FFP. Atua como professora do Instituto Anísio Teixeira ISAT, ministrando cursos para a grade de Letras e Pedagogia entre 2017 até 2024.

Renan Silva da Piedade , PUC-Rio

Docente do quadro principal no Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atuando no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL/Linha de Pesquisa Discurso, Vida Social e Práticas Profissionais), na Especialização em Língua Inglesa e em diferentes cursos na Graduação. Doutor e mestre em Letras/Estudos da Linguagem (PUC-Rio), com tese indicada ao Prêmio Capes. Cursou Licenciatura em Letras (Português/Inglês) nessa mesma instituição e Especialização em Administração e Supervisão Escolar na Universidade Cândido Mendes (UCAM). Seus campos de interesse compreendem estudos em Linguística Aplicada Crítica, Prática Exploratória, Formação de Professores, Análise de Narrativas, Questões Raciais e Religiões de Matrizes Africanas.

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Publicado

2025-11-08

Como Citar

de Souza Fonseca Souza , E., & Silva da Piedade , R. (2025). Construindo saberes docentes: o papel das narrativas para uma formação reflexiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 689–716. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1146

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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