Mapa de rede social significativa na pesquisa qualitativa com crianças: adaptação e aplicações
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.825Palavras-chave:
Apoio social, Criança, Metodologia Qualitativa, Redes de Apoio SocialResumo
As redes sociais significativas repercutem na vida das crianças desde a infância, e as perspectivas de apoio social percebido, recebido e prestado seguem influenciando ao longo do desenvolvimento. Assim, é relevante compreender como se estrutura a rede social pessoal de crianças, e quais as funções desempenhadas pelos membros da rede, sob a ótica infantil. No entanto, utilizar os mesmos recursos metodológicos da investigação com adultos em estudos com a população infantil não é suficiente. Diante disso, o objetivo deste estudo foi apresentar a adaptação do Mapa de Rede proposto por Carlos E. Sluzki, como instrumento de coleta de dados em pesquisas qualitativas com crianças em idade escolar. Destaca-se sua aplicabilidade em diferentes contextos de atuação e pesquisa, como as áreas da saúde, educação e assistência social, a partir de uma perspectiva qualitativa, que permite compreender, em sua complexidade, a dinâmica relacional que permeia as realidades socioculturais das crianças.
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