A tecelagem de saberes: relato de experiência de ensino e aprendizagem na licenciatura indígena

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1081

Palavras-chave:

Educação indígena, Metodologia inclusiva, TCC, Ensino intercultural

Resumo

O artigo relata a experiência de ensino na disciplina Trabalhos de Conclusão de Curso 1, ministrada no primeiro semestre de 2024 na Licenciatura Intercultural em Educação Escolar Indígena da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus 8, em Paulo Afonso. A abordagem enfatiza a preparação, execução e impactos das práticas pedagógicas, destacando a integração entre saberes acadêmicos e tradicionais. O objetivo central foi valorizar a produção acadêmica dos estudantes indígenas, fortalecendo suas identidades culturais por meio da elaboração dos projetos de TCCs. Metodologias adaptadas às epistemologias indígenas foram utilizadas, respeitando suas especificidades, como a oralidade, a valorização dos saberes ancestrais e a centralidade da territorialidade e as exigências metodológicas da academia. Além de possibilitar a elaboração dos projetos, a prática pedagógica reafirmou as histórias e identidades dos estudantes, promovendo um espaço de diálogo entre ciência e cultura. A experiência demonstrou que a valorização dos conhecimentos tradicionais pode enriquecer a formação acadêmica e contribuir para a preservação das culturas indígenas através de resultados observáveis como o fortalecimento da autoestima dos estudantes ao verem seus saberes valorizados no ambiente acadêmico; a produção de materiais escritos que documentam e difundem aspectos culturais e históricos das comunidades; a aproximação entre universidade e comunidades indígenas, promovendo um intercâmbio de saberes.

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Biografia do Autor

Fábio Ronaldo da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em História pelo PPGH/UFPE. Professor do curso de Jornalismo em Multimeios do Departamento de Ciências Humanas (DCH III), Campus Juazeiro, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Ronaldo da Silva, F. (2025). A tecelagem de saberes: relato de experiência de ensino e aprendizagem na licenciatura indígena. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 387–402. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1081

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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