Resolução de Problemas do tipo paradoxo e a Educação Matemática: intervenção pedagógica com estudantes do Ensino Médio

Autores

  • Roberta Labres Flugseder C.E.M. Pastor Dohms - Unidade de Ensino Tramandaí https://orcid.org/0000-0001-8382-7756
  • Suelen Assunção Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1393

Palavras-chave:

Resolução de Problemas, Paradoxo, Disciplina Eletiva, Educação Matemática

Resumo

Este artigo é um recorte específico de uma tese de doutorado que está em fase de escrita junto ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Tem por objetivo apresentar o que é um Problema do tipo Paradoxo de cunho deleuziano, o desenvolvimento de uma disciplina eletiva baseada no método de ensino de Resolução de Problemas para estudantes do Ensino Médio, bem como algumas das soluções encontradas pelos estudantes que participaram dessa disciplina. A metodologia da pesquisa é baseada na experimentação em Deleuze, em que experimentar é pensar em novas possibilidades, e assim, buscou-se pensar e experimentar novas alternativas para o ensino de Matemática, visto que um Problema do tipo Paradoxo não possui uma única solução e, a partir dessa proposta, foi possível perceber a diversidade de respostas apresentadas pelos estudantes e as suas estratégias para produzirem suas soluções para os problemas trabalhados.

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Publicado

2025-12-09

Como Citar

Flugseder, R. L., & Santos, S. A. (2025). Resolução de Problemas do tipo paradoxo e a Educação Matemática: intervenção pedagógica com estudantes do Ensino Médio. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(37), 287–312. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1393

Edição

Seção

Filosofia da Educação Matemática

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