A experiência e a relação eu-outro e suas implicações para a constituição do ser professor com a Investigação Matemática
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.37.1364Palavras-chave:
Formação de Professores, Existencialismo, Filosofia da Educação MatemáticaResumo
Com a perspectiva fenomenológica existencial exponho, neste trabalho, reflexões sobre a significância da experiência e da relação eu-outro para a constituição do ser professor com a Investigação Matemática. Para tanto, enfoco-as com aquilo que foi vivido e expresso por sete professores que estiveram juntos em um coletivo. Com as compreensões que a mim vieram se aclarando, é possível inferir que a relação eu-outro mostrou-se significativa à medida que promoveu a abertura para o outro, evidenciando o ser-com e o zelo pela alteridade. A significância da experiência dá-se quando ela se mostra como um existir, isto é, como experiência vivida no curso mundano das existências de cada ser-ali e não como experiência proclamada e exercida por um eu sobre um outro.
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