O compreender com a ATD em uma etnopesquisa-formação com professores de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.365

Resumo

O artigo apresenta questões epistemológicas e filosóficas, e a exemplificação teórico-prática da busca por compreender com a Análise Textual Discursiva (ATD) em uma etnopesquisa-formação com professores de Ciências. Abrange aspectos de se desenvolver pesquisa qualitativa em uma abordagem fenonomenológica hermenêutica em que o compreender acontece aos pesquisadores pela e com a linguagem por meio de descrição e interpretação. O descrever e o interpretar são apresentados associados à experiência vivida dos pesquisadores no constituir das informações em análise no estudo e nos modos de ampliar, aperfeiçoar e comunicar ideias com a ATD a partir de um fenômeno situado. Mostra-se o processo analítico de unitarização e categorização, e o mergulho hermenêutico com movimentos de colocar em suspensão as perguntas iniciais da pesquisa e de constituir a auto-organização da escrita recursiva dos metatextos. Emergem, a partir das informações individuais e coletivas, a estruturação e a validação dos argumentos no comunicar o que se compreendeu no processo formativo investigado.

 Palavras-chave: Análise Textual Discursiva; Etnopesquisa-Formação; Pesquisa Qualitativa; Fenomenologia Hermenêutica; Metatexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valmir Heckler, FURG

Doutor em Educação em Ciênicas, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professor Adjunto no Instituto de Matemática, Estátistica e Física da FURG, campus Rio Grande. Lider do grupo de pesquisa Comunidade de Indação em Ensino de Física Interdisciplinar (CIEFI).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Guidotti, C., & Heckler, V. (2020). O compreender com a ATD em uma etnopesquisa-formação com professores de ciências. Revista Pesquisa Qualitativa, 8(19), 768–784. https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.19.365