Entre deslocamentos e (re)construções: a formação de uma docente em afrodiáspora

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1225

Palavras-chave:

(Auto)biografia, Experiência, Formação docente, Diáspora Africana

Resumo

O artigo narra a trajetória formativa de uma docente na afrodiáspora, destacando experiências que moldaram-na como pesquisadora e professora. São analisados três grandes deslocamentos: o geográfico, que possibilitou experiências interculturais; o identitário, que proporcionou um letramento sociorracial; e o epistêmico, que dissolveu ingenuidades em relação às epistemologias coloniais. A partir de uma perspectiva autobiográfica, a autora reflete sobre suas vivências em contextos educacionais diversos, incluindo intercâmbios na Colômbia e a participação em coletivos de mulheres negras. O artigo evidencia como essas experiências contribuíram para a construção de uma identidade docente comprometida com uma educação anticolonial, pautada pela valorização de epistemologias afrodiáspóricas e pela resistência à lógica monocultural do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANZALDÚA, G. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229-236, jan./jun. 2000.

BENJAMIN, W. Sobre alguns temas em Baudelaire. In: BENJAMIN, W. Obras escolhidas III. Tradução de José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BUTLER, K. D.; DOMINGUES, P. Diásporas imaginadas: Atlântico Negro e histórias afro-brasileiras. São Paulo: Perspectiva, 2020.

CAVALLEIRO, E. Do silêncio do lar ao silêncio escolar: racismo, preconceito e discriminação na educação infantil. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2000.

CRUZ, Denise Gonçalves da. Impasses e possibilidades do pensamento decolonial no ensino superior: O caso de uma universidade colombiana. 2019. 153f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos – SP.

FANON, F. Pele negra, máscaras brancas. Salvador: EDUFBA, 2008.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

GOMES, N. L. O movimento negro educador: saberes construídos nas lutas por emancipação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

GONZÁLEZ, L. Racismo e sexismo na cultura brasileira. Revista Ciências Sociais Hoje, Anpocs, p. 223-244, 1984. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4584956/mod_resource/content/1/06%20-%20GONZALES%2C%20L%C3%A9lia%20-%20Racismo_e_Sexismo_na_Cultura_Brasileira%20%281%29.pdf. Acesso em: 31 jan. 2025.

GONZALEZ, L. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, p. 69-82, jan./jun. 1988.

HOOKS, B. Intelectuais negras. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 3, n. 2, p. 464-478, jul./dez. 1995.

HOOKS, B. Vivendo de amor. Disponível em: https://www.geledes.org.br/vivendo-de-amor/?amp=1. Acesso em: 31 de janeiro de 2025.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, [S.I.], n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MALDONADO-TORRES, N. Sobre la colonialidad del ser: contribuciones al desarrollo de un concepto. In: CASTRO-GÓMEZ, S; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para una diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007. p. 127-169.

MIGNOLO, W. D. El pensamiento decolonial: desprendimiento y apertura. Un manifiesto. In: CASTRO-GÓMEZ, S.; GROSFOGUEL, R. (org.). El giro decolonial: reflexiones para uma diversidad epistémica más allá del capitalismo global. Bogotá: Siglo del Hombre Editores, 2007.

NÓVOA, A.; FINGER, M. O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal, RN: EDUFRN, 2014.

PETRY, F.; BASSANI, J. J.; VAZ, A. F. Experiência evidenciada: Walter Benjamin, Theodor W. Adorno. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional, Curitiba, v. 9, n. 22, p. 109-130, maio/ago. 2014. Disponível em: http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/. Acesso em:30 de janeiro de 25.

RINCÓN, J. E. G. Pensar casa adentro: racismo, conflicto armado y etnoeducación. Cali, 2024.

SILVA, N. N. da. O valor da experiência social e escolar do ensino médio para jovens negros(as) e brancos(as). 2015. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.

Downloads

Publicado

2025-09-07

Como Citar

Cruz, D. G. da. (2025). Entre deslocamentos e (re)construções: a formação de uma docente em afrodiáspora. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 563–582. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1225

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

Artigos Semelhantes

<< < 11 12 13 14 15 16 17 18 19 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.