Entre deslocamentos e (re)construções: a formação de uma docente em afrodiáspora
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1225Palavras-chave:
(Auto)biografia, Experiência, Formação docente, Diáspora AfricanaResumo
O artigo narra a trajetória formativa de uma docente na afrodiáspora, destacando experiências que moldaram-na como pesquisadora e professora. São analisados três grandes deslocamentos: o geográfico, que possibilitou experiências interculturais; o identitário, que proporcionou um letramento sociorracial; e o epistêmico, que dissolveu ingenuidades em relação às epistemologias coloniais. A partir de uma perspectiva autobiográfica, a autora reflete sobre suas vivências em contextos educacionais diversos, incluindo intercâmbios na Colômbia e a participação em coletivos de mulheres negras. O artigo evidencia como essas experiências contribuíram para a construção de uma identidade docente comprometida com uma educação anticolonial, pautada pela valorização de epistemologias afrodiáspóricas e pela resistência à lógica monocultural do ensino.
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