Prática docente de uma professora formadora de professoras: uma investigação narrativa
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1206Palavras-chave:
Investigação Narrativa, Pesquisa qualitativa, História Oral, Formação docenteResumo
Este artigo apresenta discussões sobre uma pesquisa narrativa com característica autobiográfica que utilizou procedimentos metodológicos da História Oral para entrevistar uma professora formadora de professores que ensinam matemática. O objetivo é, por meio da análise narrativa, apresentar compreensões relacionadas ao trabalho docente ligado à formação de outros docentes. A pesquisa, de abordagem qualitativa, integra uma investigação de doutorado em Educação que está em andamento em uma universidade pública do sul do Brasil. Neste texto, são apresentados alguns trechos da narrativa que foi constituída e analisada na pesquisa a partir de categorias elaboradas com base nos dados. Os resultados destacam o potencial da pesquisa narrativa para revelar dimensões pessoais e profissionais da prática docente, explorando aspectos subjetivos e singulares do trabalho da professora formadora: a sua trajetória profissional narrada evidenciou um trabalho docente alinhado com uma visão de educação transformadora e emancipatória, comprometida com a formação de professores críticos e reflexivos.
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