Marcas e experiências com a matemática na educação básica: uma pesquisa narrativa com professores em formação inicial
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1172Palavras-chave:
Formação de Professores, Educação Matemática, Pesquisa Narrativa, Diários NarrativosResumo
Esta pesquisa narrativa investigou as experiências com a matemática de futuros professores polivalentes, reveladas por meio de suas escritas (auto)biográficas em diários narrativos. O estudo utilizou diários narrativos de estudantes de Pedagogia de uma universidade federal, no componente curricular de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Matemática. Os diários foram analisados narrativamente, criando tematizações que destacaram o papel do professor que ensinará matemática, a relação família-escola e a própria dinâmica escolar, revelando diversas culturas de aula. As narrativas dos participantes, em sua maioria, indicam um ensino de matemática pouco significativo e contextualizado. Esse cenário aponta para a necessidade de intervenções na formação inicial de professores, instituindo um espaço de escuta e reflexividade sobre suas próprias experiências. Concluiu-se que um ambiente formativo mais humano e dialogado, permeado por práticas de reflexividade, contribui para a construção de conhecimentos relevantes para uma prática pedagógica mais sensível, plural e significativa na Educação Básica.
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