Contando estórias para pesquisar: autoetnografia e implicações para o estudo de ensino-aprendizagem de línguas

Autores

  • Rodrigo Calatrone Paiva UNICENTRO-Guarapuava

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2019.v.7.n.15.192

Resumo

Resumo: O presente artigo apresenta uma reflexão a respeito da abordagem metodológica de pesquisa denominada autoetnografia, descrevendo o local em que se insere no que diz respeito à sua natureza qualitativa e paradigma interpretativista, sua origem na crise de representação nas ciências sociais, suas denominações e definições, sua aplicabilidade para a investigação na área de ensino-aprendizagem de línguas, além de suas críticas e divergências. Além de expor tal trajetória e particularidades, o artigo apresenta em certos pontos de sua construção, a fim de familiarizar os leitores, características da abordagem em questão, como aspectos de escrita literária, redação em primeira pessoa e divisão de seções distintas daquelas esperadas em trabalhos acadêmicos tradicionais.

Palavras-chave: Autoetnografia; Crise de Representação; Pós-Estruturalismo; Ensino-Aprendizagem de Línguas.

 

Telling stories in order to research: autoethnography and its implications to the study of language learning and teaching

Abstract: A reflection about the methodological research approach named autoethnography is presented in this paper, which describes its place in what refers to its qualitative nature and interpretivist paradigm, its origin in the crisis of representation in the social sciences, its different names and definitions, its applicability in the research area of language teaching and learning, and its criticisms and disagreements. Besides dealing with such trajectory and particularities, the paper features in its own construction some characteristics of the research approach such as literary writing aspects, first person writing, and sections separation uncommon to traditional academic writing aiming at familiarizing the reader with the approach.

Keywords: Autoethnography; Crisis of Representation; Post-Structuralism; Language Learning and Teaching.

 

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Publicado

2019-12-23

Edição

Seção

Estudos