Transver a formação de professores de química por meio da pesquisa (auto)biográfica
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1160Palavras-chave:
Formação docente, Pesquisa (auto)biográfica, Docência em QuímicaResumo
Esse texto é o recorte da tese de doutoramento defendida pela autora, na qual foi desenvolvida uma pesquisa-formação com quatro professores de Química do Nordeste brasileiro, fundamentada na perspectiva de caminhar para si. O objetivo configurou-se em discutir as potencialidades das narrativas (auto)biográficas na formação para a docência em Química. Foi desenvolvido um trabalho reflexivo-biográfico com os docentes, por meio da produção de narrativas individuais e escritas - em cartas pedagógicas - e orais e coletivas - em encontros de um Grupo Reflexivo de Mediação Biográfica (GRMB). As narrativas produzidas abordaram passagens de vida, formação e profissão. Por meio de processos auto e “heterobiográficos”, os docentes desenvolveram modos de ver autorreflexivos, retrospectivos e prospectivos acerca do eu pessoal e profissional, com ganhos epistêmicos, identitários e terapêuticos, que demonstram as potencialidades das narrativas (auto)biográficas como possibilidade de superação dos modelos formativos centrados nos pressupostos da racionalidade técnica.
Downloads
Referências
BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e
Portugal. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012.
BRAGANÇA, I. F. S.; ABRAÃO, M. H. M. B.; FERREIRA, M. S. (org.). Perspectivas epistêmico-metodológicas da pesquisa (auto)biográfica. Curitiba: CRV, 2016.
BRETON, H. Investigação narrativa em ciências humanas e sociais. Tradução Camila Aloisio Alves. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, 2023.
BRITO, A. S. Ser professor(a): as narrativas (auto)biográficas no processo de (trans)formação de professores de Química. 2019. 144 f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências) - Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências, Universidade de Brasília (UNB), Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/38060. Acesso em: 12 jun. 2024.
CAVACO, C. Experiência e formação experiencial: a especificidade dos adquiridos experienciais. Educação Unisinos, [S.I.], v. 13, n. 3, p. 220-227, set./dez., 2009. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/educacao/article/ view/4949. Acesso em: 07 maio. 2024.
DORNELES, A. M.; GALIAZZI, M. C. Ruedas de investigación narrativa en la formación de profesores de química. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, [S.I.], v. 1, n. 3, p. 344-354, 2020. Disponível em: https://revistas.uma.es/index.php/mgn/article/view/9499. Acesso em: 14 ago. 2024.
DORNELES, A. M.; GALIAZZI, M. C. Investigação narrativa na formação de professores de química. Roteiro, Joaçaba, v. 41, n. 1, p. 179-196, jan./abr. 2016. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/ro teiro/article/view/9004. Acesso em: 30 jul. 2024.
FIRME, R. N. Narrativas (Auto)Biográficas como Instrumento de Formação Docente de Licenciandos e Licenciandas do PIBID/QUÍMICA/UFRPE. Revista Debates em Ensino de Química, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 70–82, 2023. Disponível em: https://www.journals.ufrpe.br/index.php/REDEQUIM/article/view/5204. Acesso em: 31 ago. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 69. ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.
JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre, v. 63, n. 3, p. 413-438, set./dez. 2007. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/gepiem/files/2008/09/a_tranfor2.pdf. Acesso em: 07 set. 2024.
JOSSO, M. C. Experiências de vida e formação. Trad. José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
LEITE, L. R. Metamorfoses do ser-professor de Química: entre a vida, a formação e o trabalho. 226 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2022. Disponível em: http://siduece.uece.br/siduece/trabalhoAcademicoPublico.jsf?id=108056. Acesso em: 6 ago. 2025
NÓVOA, A. Escolas e professores. Proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
PASSEGGI, M. C. Transformações das figuras de si e do outro na mediação biográfica. Linhas Críticas, [S. l.], v. 29, p. e48135, 2023. DOI: 10.26512/lc29202348135. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/48135. Acesso em: 28 set. 2024.
PASSEGGI, M. C. Reflexividade narrativa e poder (auto)transformador. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 93-113, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8018. Acesso em: 9 out. 2024.
PASSEGGI, M. C. Carta de ASIHVIF. Nossa Carta. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 01, n. 01, p. 177-179, jan./abr. 2016. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2530/1715. Acesso em: 12 set. 2024.
PASSEGGI, M. da C. A experiência em formação. Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 2, p. 147-156, maio/ago. 2011. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8697. Acesso em: 24 dez. 2024.
PASSEGGI, M. C.; SOUZA, E. C. O movimento (auto) biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Revista Investigación Cualitativa, [S.I.], v. 2, n. 1, p. 6-26, 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/317673701_O_Movimento_AutoBiografico_no_Brasil_Esboco_de_suas_Configuracoes_no_Campo_Educacional. Acesso em: 12 jan. 2025.
PAULO, F. S. Cartas pedagógicas como instrumento metodológico de pesquisas participativas. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, n. 00, p. e023019, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8670030. Acesso em: 28 set. 2024.
PERES, L. M. V. A escrita da memória autobiográfica... pra que te quero? In: SOUZA, E. C.; GALLEGO, R. C. (org.). Espaços, tempos e gerações: perspectivas (auto)biográficas. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
RIBEIRO, A. T. Histórias de vida e formação de professores de Química. 2007. 122 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Programa de Pós-graduação em Filosofia, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2007. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/ 15807/1/Alcione%20Torres%20Ribeiro.pdf. Acesso em: 03 out. 2024.
RODRIGUES, R. A. A poética da desutilidade: um passeio pela poesia de Manoel de Barros, Rio de Janeiro, 2006, p. 08.
SILVA, W. D. A; CARNEIRO, C. C. B. S. Formação de professores de química no Brasil: formar para a docência ou para a indiligência pedagógica? Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, Mossoró, v. 8, n. 25, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RECEI/article/view/3258. Acesso em: 12 jun. 2024.
SOUZA, E. C. A arte de contar e trocar experiências: reflexões teórico-metodológicas sobre história de vida em formação. Revista Educação em Questão, Natal, v. 25, n. 11, p. 22-39, jan./abr. 2006a. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/ article/view/8285. Acesso em: 05 jul. 2024.
SOUZA, E. C. Diálogos cruzados sobre pesquisa (auto)biográfica: análise compreensiva-interpretativa e política de sentido Educação. Revista do Centro de Educação, [S.I.], v. 39, n. 1, p. 39-50, jan./abr. 2014. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1171/117129357004.pdf. Acesso em: 15 nov. 2024.
SOUZA, E. C.; MEIRELES, M. M. Olhar, escutar e sentir: modos de pesquisar-narrar em educação. Revista Educação e Cultura Contemporânea, [S.I.], v. 15, n. 39, p. 282-303, 2018. Disponível em: http://www.ppgmuseu.ffch.ufba.br/sites/ppgmuseu.ufba.br/files/elizeuclemen tino.pdf. Acesso em: 05 out. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Pesquisa Qualitativa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.






