Transver a formação de professores de química por meio da pesquisa (auto)biográfica

Autores

  • Luciana Rodrigues Leite de Souza UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ https://orcid.org/0000-0003-1915-6462
  • Elisangela André da Silva Sousa Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1160

Palavras-chave:

Formação docente, Pesquisa (auto)biográfica, Docência em Química

Resumo

Esse texto é o recorte da tese de doutoramento defendida pela autora, na qual foi desenvolvida uma pesquisa-formação com quatro professores de Química do Nordeste brasileiro, fundamentada na perspectiva de caminhar para si. O objetivo configurou-se em discutir as potencialidades das narrativas (auto)biográficas na formação para a docência em Química. Foi desenvolvido um trabalho reflexivo-biográfico com os docentes, por meio da produção de narrativas individuais e escritas - em cartas pedagógicas - e orais e coletivas - em encontros de um Grupo Reflexivo de Mediação Biográfica (GRMB). As narrativas produzidas abordaram passagens de vida, formação e profissão. Por meio de processos auto e “heterobiográficos”, os docentes desenvolveram modos de ver autorreflexivos, retrospectivos e prospectivos acerca do eu pessoal e profissional, com ganhos epistêmicos, identitários e terapêuticos, que demonstram as potencialidades das narrativas (auto)biográficas como possibilidade de superação dos modelos formativos centrados nos pressupostos da racionalidade técnica.

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Biografia do Autor

Luciana Rodrigues Leite de Souza, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE), Mestre em Educação pela UECE, Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em coordenação pedagógica pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Licenciada em Química pela Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE). Professora Adjunta do curso de Química da Universidade Estadual do Ceará, no campus da Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), e pesquisadora, compondo o Grupo de Pesquisa Educação e Ciências da Natureza (UECE) e o Grupo de Estudos e Pesquisa (Auto)biográfica (GEPAS), desenvolvendo investigações na área de Ensino de Ciências e Química, com interesse nas seguintes linhas de pesquisa: formação de professores; estágio supervisionado e narrativas (auto)biográficas. Possui experiência de mais de 10 anos na Educação Básica, atuando como professora de Ciências no Ensino Fundamental e de Química no Ensino Médio, além de ter exercido a função de coordenadora pedagógica nesse âmbito escolar.

Elisangela André da Silva Sousa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e em Pedagogia pela Faculdade Evangélica do Piauí (FAEPI). Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Estadual de Santa Catarina e em Educação Biocêntrica pela Universidade Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará. Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). É professora adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, onde atua como professora nos cursos de licenciatura do Instituto de Ciências Exatas e da Natureza (ICEN / UNILAB), nas disciplinas de Didática e Práticas Educativas; como professora permanente no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS / UNILAB), como professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE). Atua, ainda, como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), na linha Formação, Didática e Trabalho Docente. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Diversidade e Docência (EDDocência). Membro dos Grupos de Pesquisas sobre Formação do Educador (GEPEFE/USP) e Docência no Ensino Superior e na Educação Básica (GDESB/UECE). Seus temas de interesse são Formação de Professores, Didática, Estágio Supervisionado, Práticas Educativas, Dialogicidade e Educação de Jovens e Adultos.

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Publicado

2025-11-08

Como Citar

Souza, L. R. L. de, & Sousa, E. A. da S. (2025). Transver a formação de professores de química por meio da pesquisa (auto)biográfica. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 667–688. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1160

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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