A narrativa de si na constituição do sujeito investigador: o desafio na escrita científica

Self narrative in the constitution of the investigating subject: the challenge in scientific writing

Autores

  • Maria Margarita Villegas Universidade Federal do Semi-Árido – UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1100

Palavras-chave:

Autobiografar-se, Sujeito Epistêmico, Pesquisa Qualitativa, Subjetividade, Revisão Mediada

Resumo

A partir da narrativa da minha trajetória no processo de me tornar professora-orientadora, este texto tem como propósito provocar reflexões sobre a constituição, no período de 2020 a 2024, de estudantes de programas de pós-graduação como sujeitos-investigadores. Adota-se a narrativa autobiográfica como abordagem metodológica, derivada das interpretações dialéticas acontecidas entre meu eu e os outros, em contextos sócio-históricos situados. Mudar o foco da perspectiva positivista na escrita científica que tem assumido os estudantes antes de chegar até o Programa de Pós-graduação em Ensino, constituiu um grande desafio para mim enquanto orientadora. Portanto, nos resultados, além de narrar meu próprio processo de me formar como professora-orientadora-pesquisadora de Pesquisas Narrativas, narro, também, como meus orientandos alcançaram assumir-se como produtores, sentindo-se com força para admitir-se como autores enquanto sujeitos epistêmicos; consequência de muitos momentos de interação, diálogos, discussões e de releitura da escrita própria para se ouvirem a si mesmos e refletir.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALMEIDA, D.; VILLEGAS, M.; GONZÁLEZ, F. A singularidade do sujeito nas pesquisas qualitativas. Paradigma, Maracay, v. 45, n. 1, e2024026, p. 1-22, 2024. DOI: https://doi.org/10.37618/PARADIGMA.1011-2251.2024.e2024026.id1533

BUBER, M. Yo y tú. Buenos Aires: Nueva Visión. 2002.

BICUDO, M. A. O corpo-vivente: centro de orientação eu-mundo-outro. MÉDICA Review, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 119-135, 2022. DOI: https://doi.org/10.37467/revmedica.v10.3337

CÓRDOVA, V. Historias de vida: una metodología alternativa para Ciencias Sociales. Caracas: Tropykos, 1990.

CÓRDOVA, V. Hacia una sociología de lo vivido. Caracas: Tropykos-Comisión de Estudios de Postgrado FACES/UCV, 1995.

CONTRERAS, J. Experiencia, escritura y deliberación: explorando caminos de libertad en la formación didáctica del profesorado. Revista Inter-Ação, Goiânia, v. 38, n. 1, p. 1-35, 2013. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v38i1.25126

CONTRERAS, J. Ser y saber en la formación didáctica del profesorado: una visión personal. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, Murcia, v. 24, n. 2, p.61-81, 2010.

FERRAROTTI, F. Storia e storie di vita. Roma-Bari: Laterza, 1981.

GONZÁLEZ, F. Acerca de la metacognición. Paradigma, Maracay, v.14-17, n.1-2, p109-135. 1996. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/184. Acesso em: 04 fev. 2025.

GONZÁLEZ, F. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 17, p. 155-183, 2020. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/322. Acesso em: 10 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322

IBAÑEZ, J. El regreso del sujeto: la investigación social de segundo orden. Santiago, Chile: Editorial Amerinda. 1991

JODELET, D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Sociedade e Estado, Brasília, v. 24, n. 3, p. 679-712, set./dez. 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922009000300004

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (org.). O método (auto)biográfico e a formação. 2. ed. Natal: EDUFRN, 2014. p. 57-76.

JOSSO, M. C. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Educação, Porto Alegre/RS, ano XXX, n. 3, p. 413-438, 2007.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 19, abril, p. 20-28, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003

MOROSINI, M. C.; Fernandes, C. M. B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, v. 5, n. 2, 154-164, 2014. DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875 DOI: https://doi.org/10.15448/2179-8435.2014.2.18875

MARTÍNEZ M. M. La investigación cualitativa (Síntesis Conceptual). Revista de Investigación en Psicología, [S. I.], v. 9, n. 1, p. 124-146, 2006. DOI: https://doi.org/10.15381/rinvp.v9i1.4033

MINAYO, M. C. de S. Origen de los argumentos científicos que fundamentan la investigación cualitativa. Salud Colectiva, [S. I.], v. 13, n. 4, p. 561-575, 2017. DOI: https://doi.org/10.18294/sc.2017.942

MORIN, E. Sujeto y objeto. Em Brinceño Leon, R. (comp.). Las ciencias de lo humano. Homenaje internacional a Jannette Aubouhamad. Caracas. Fondo Editorial Acta Científica Venezolana, p. 237-253, 1994.

PASSEGGI, M. Narrativas da experiência na pesquisa-formação: do sujeito epistêmico ao sujeito biográfico. Roteiro, [S. I.], v. 41, n. 1, p. 67-86, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/3519/351964732005/html/ . Acesso em: 05 maio 2025. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v41i1.9267

PASSEGGI, M.; NASCIMENTO, G.; ANTUNES, R. As narrativas autobiográficas como fonte e método de pesquisa qualitativa em Educação. Revista Lusófona de Educação, Lisboa, v. 33, p. 111-125, 2016.

PASSEGGI. M. C. Memoriais de formação: processos de autoria e de (re)construção identitária. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SOCIO-CULTURAL, 3., 2000, Campinas. Anais... Campinas: [s.n], 2020. Disponível em: https://view.officeapps.live.com/op/view.aspx?src=https%3A%2F%2Fwww.fe.unicamp.br%2Feventos%2Fbr2000%2Ftrabs%2F1970.doc. Acesso em: 02 mar. 2025.

SALGADO RAMÍREZ, A; GARCÍA MENDOZA, L; MÉNDEZ-CADENA, M. La experiencia del estudiantado mediante el uso del diario. ¿Una estrategia para la metacognición? Revista Educación, [S. I.], v. 44, n. 1, p. 409-42, 2020. DOI: https://doi.org/10.15517/revedu.v44i1.38291

SANTOS, B. de S. Um discurso sobre as ciências. 5. Ed. São Paulo:Cortez, 2008.

SUÁREZ, D. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una estrategia para la formación docente. Ministerio de Educación Ciencia y Tecnología de la Nación y financiado por la Organización de los Estados Americanos-OEA. 2005. Disponível em: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL004074.pdf. Acesso em: 30 fev. 2025.

VESTENA, C. L. B. Piaget e a questão ambiental: sujeito epistêmico, diagnóstico e considerações educacionais. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. (Coleção PROPG Digital - UNESP). Disponível em: http://acervodigital.unesp.br/handle/11449/109170. Acesso em: 03 mar. 2025.

VILLEGAS, M. Em propuesta de orientación cogestionaria em Educación Preescolar. Paradigma, Maracay, v. XVIII, n. 2, p. 123-162, 1997. Disponível em: https://revistaparadigma.com.br/index.php/paradigma/article/view/1088/960. Acesso em: 02 abr. 2025.

VILLEGAS, M. La construcción del conocimiento y la subjetividad en el escenario del aula de clases. Revista de Pedagogia, Caracas, v. XXII, n. 63, p. 133-144, 2001.

VILLEGAS, M.; GONZÁLEZ, F. Narração autobiográfica: meio para construir a vocação e reconfigurar a identidade docente. HOLOS, [S. I.], ano 37, v.8, e11956, p. 1-24, 2021. DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2021.11956

VILAÇA, A. P.; VILLEGAS, M. M.; BERTINI, L. M. Implicações do princípio da abertura no processo de investigação desde a perspectiva qualitativa. Revista de la Escuela de Ciencias de la Educación, [S. l.], v. 2, n. 18, p. 78–94, 2023. DOI: https://doi.org/10.35305/rece.v2i18.763

Downloads

Publicado

2025-07-01

Como Citar

Villegas, M. M. (2025). A narrativa de si na constituição do sujeito investigador: o desafio na escrita científica: Self narrative in the constitution of the investigating subject: the challenge in scientific writing. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 01–19. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1100

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

Artigos Semelhantes

<< < 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.