As linhas de visibilidade da experiência estética e do devir - criança nas narrativas de futuros docentes da periferia do Rio de Janeiro
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1095Palavras-chave:
Experiência estética, Devir-criança, Narrativa, Docência na periferiaResumo
Este artigo apresenta uma pesquisa cartográfica que teve por objetivo buscar, nas narrativas e materialidades, as linhas de visibilidade dos afectos que sustentaram a experiência estética e o devir-criança em um
corpusconstituído por três livros e seus respectivos relatórios, apresentados por alunas de uma turma da área da Infância do curso de Pedagogia em 2023. Para isso, tecemos um diálogo com Deleuze (1997), Guattari (1981), Larrosa (2015), Benjamin (2004) e autores acerca dos conceitos de afecto, experiência, devir-criança e memória. No exercício cartográfico, fomos profundamente afectadas ao percorrer as páginas dos livros. As alunas, ao revisitar suas lembranças fantasmagóricas, reorganizaram as situações vivenciadas de opressão, de exclusão a padrões hegemônicos, machistas, eurocêntricos e adultocêntricos, de forma discursiva, estruturando e ressignificando a própria história.
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