As linhas de visibilidade da experiência estética e do devir - criança nas narrativas de futuros docentes da periferia do Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1095

Palavras-chave:

Experiência estética, Devir-criança, Narrativa, Docência na periferia

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa cartográfica que teve por objetivo buscar, nas narrativas e materialidades, as linhas de visibilidade dos afectos que sustentaram a experiência estética e o devir-criança em um

corpus

constituído por três livros e seus respectivos relatórios, apresentados por alunas de uma turma da área da Infância do curso de Pedagogia em 2023. Para isso, tecemos um diálogo com Deleuze (1997), Guattari (1981), Larrosa (2015), Benjamin (2004) e autores acerca dos conceitos de afecto, experiência, devir-criança e memória. No exercício cartográfico, fomos profundamente afectadas ao percorrer as páginas dos livros. As alunas, ao revisitar suas lembranças fantasmagóricas, reorganizaram as situações vivenciadas de opressão, de exclusão a padrões hegemônicos, machistas, eurocêntricos e adultocêntricos, de forma discursiva, estruturando e ressignificando a própria história.

 

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Coelho, A. C. da S., Caetano, F., & Mendes, L. de C. (2025). As linhas de visibilidade da experiência estética e do devir - criança nas narrativas de futuros docentes da periferia do Rio de Janeiro. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 498–514. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1095

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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