Vida-formação em tecituras autobiográficas: narrativas formativas de professoras do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1065

Palavras-chave:

Narrativas, Formação docente, Temporalidade

Resumo

As narrativas de história de vida-formação de professoras do Ensino Fundamental é o tema central desta pesquisa. Desse modo, o estudo tem como objetivo principal compreender os percursos formativos das professoras entrevistadas, por meio de suas histórias de vida-formação. As categorias analisadas foram as narrativas autobiográficas e história de vida, formação inicial e continuada de professoras(es) e identidade docente. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, com fundamentos na pesquisa de abordagem (auto)biográfica. A produção de dados foi realizada pelo uso da Entrevista Narrativa. Os dados produzidos pelas entrevistas foram interpretados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). As análises mostraram a temporalidade que emerge das narrativas das professoras, as histórias de vida guardadas na memória dizem sobre a identidade que elas foram assumindo em diferentes momentos de vida-formação. A investigação também pôs em tela a importância de tornar-se professora cotidianamente e as projeções anunciadas nas falas de cada uma.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moraes Santos Souza, Universidade Regional do Cariri - URCA

Mestra em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2024). Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade Integrada de Patos - FIP (2009) e em Gestão Escolar com ênfase em Coordenação e Supervisão Escolar pela Faculdade Latino Americana de Educação - Flated (2016). Licenciada em Letras pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2009) e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2024). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Ceará - Seduc/CE. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação (GEPEDE). Foi coordenadora/formadora municipal do eixo de Educação Infantil em Tarrafas/CE no período de 2014 a 2020. Atuou como Articuladora do Mais Infância Ceará na Crede 16 no período de 2021. Desenvolve pesquisas nas áreas de formação de professores, narrativas (auto)biográficas e história de vida.

Cicera Sineide Dantas Rodrigues, Universidade Regional do Cariri - URCA

  • Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2016). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará- UFC (2011). Especialista em Gestão Escolar (2001) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri-URCA (1999). Professora Adjunta do Departamento de Educação da URCA/CE. Professora permanente do Mestrado Profissional em Educação-MPEDU-URCA. Foi Coordenadora de Área do PIBID-Pedagogia da URCA, no período de 2010 a 2012, e de 2017 a 2018. Compôs a Sub-chefia do Departamento de Educação da URCA, nos anos de 2018 e 2019. É Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática, Docência e Educação (GEPEDE). Coordenadora do Projeto de Extensão-Alfabetização de adultos/as: “Da leitura de mundo à leitura da palavra” (URCA/ACADB 2024). É membro do Núcleo de Formação Docente (NFD-URCA). Investiga estudos relacionados à Didática, práticas pedagógicas, formação de professores, docência no Ensino Superior e narrativas (auto)biográficas.

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Publicado

2025-09-07

Como Citar

Moraes Santos Souza, A. P., & Dantas Rodrigues, C. S. (2025). Vida-formação em tecituras autobiográficas: narrativas formativas de professoras do ensino fundamental. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 445–473. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1065

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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