Itinerário terapêutico de crianças com deficiência pela perspectiva do familiar cuidador: análises de conteúdo e de sentimentos
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.730Palavras-chave:
Itinerário terapêutico, Familiares cuidadores, Crianças com deficiência, Pessoas com deficiências, Análise dos sentimentos (AS)Resumo
O itinerário terapêutico de crianças e adolescentes com deficiência, sob a perspectiva dos familiares cuidadores, por uma abordagem qualitativa e descritiva, realizada em um Centro de Atendimento Educacional Especializado no norte do Brasil. Os depoimentos coletados foram submetidos a duas metodologias de análise. A primeira, de Conteúdo referenciando-se em Bardin e de Sentimentos que busca identificar a emoção subjacente aos textos. Essas abordagens complementares proporcionam uma visão abrangente das experiências vivenciadas pelas famílias e seus filhos com deficiência. Durante as fases de investigação e confirmação do diagnóstico, as famílias enfrentam desafios que exigem adaptações e enfrentamentos. Conclui-se que o itinerário terapêutico dessas famílias é marcado por barreiras, como desinformação e desinteresse dos serviços de saúde, corroborando com as dificuldades no acesso aos serviços especializados. Essa pesquisa visa contribuir para aprimorar políticas públicas para uma assistência mais inclusiva e demonstrar o potencial de ferramentas de análise complementares.
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