Vida-formação em tecituras autobiográficas: narrativas formativas de professoras do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1065Palavras-chave:
Narrativas, Formação docente, TemporalidadeResumo
As narrativas de história de vida-formação de professoras do Ensino Fundamental é o tema central desta pesquisa. Desse modo, o estudo tem como objetivo principal compreender os percursos formativos das professoras entrevistadas, por meio de suas histórias de vida-formação. As categorias analisadas foram as narrativas autobiográficas e história de vida, formação inicial e continuada de professoras(es) e identidade docente. A pesquisa é de natureza qualitativa descritiva, com fundamentos na pesquisa de abordagem (auto)biográfica. A produção de dados foi realizada pelo uso da Entrevista Narrativa. Os dados produzidos pelas entrevistas foram interpretados mediante a Análise Textual Discursiva (ATD). As análises mostraram a temporalidade que emerge das narrativas das professoras, as histórias de vida guardadas na memória dizem sobre a identidade que elas foram assumindo em diferentes momentos de vida-formação. A investigação também pôs em tela a importância de tornar-se professora cotidianamente e as projeções anunciadas nas falas de cada uma.
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