Narrativas de si, subjetividade e neoliberalismo: uma análise de livros didáticos de projeto de vida do novo Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.1064Palavras-chave:
Narrativas, Subjetividade, Neoliberalismo, Projeto de Vida, Novo ensino médioResumo
O objetivo deste estudo consiste em analisar como as narrativas de si são mobilizadas para construir a subjetividade do jovem do novo ensino médio, a partir do exame de materiais didáticos do Projeto de Vida, com vistas a perscrutar de que maneira essas narrativas são desviadas de sua função formativa para atender aos interesses da racionalidade neoliberal. Para tal, foram selecionados para análise enunciados extraídos de seis (6) livros didáticos de Projeto de Vida aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático, edição de 2021. O exame do material estudado permitiu observar que as narrativas de si se distanciam de sua função formativa, ao servirem a finalidades utilitaristas da racionalidade neoliberal.
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