Dimensões do território que afetam o desenvolvimento infantil: o discurso do sujeito coletivo de um bairro de Salvador-BA
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.753Palavras-chave:
Saúde da Criança, Território Sociocultural, Vizinhança, Desenvolvimento Infantil, Enfermagem de Atenção PrimáriaResumo
Para compreender a percepção de atores sociais sobre as dimensões do território que afetam o desenvolvimento infantil realizou-se estudo de abordagem qualitativa, com mães/pais e profissionais de uma unidade de saúde de Salvador-BA. Dados foram coletados em janeiro/2023 por entrevistas face-a-face, gravadas, transcritas e analisadas pela técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, que tem como referencial a Teoria das Representações Sociais. As categorias analíticas foram organizadas em acordo com modelo das Dimensões de Impacto do Território (socioeconômica, física, serviço, rede social e governança). Todos os aspectos éticos foram respeitados. Análise dos 18 depoimentos deu origem a cinco ideias centrais relativas às dimensões do território. Os atores sociais reconhecem que todas as dimensões do território afetam o desenvolvimento das crianças, mas apontam as dimensões rede social e serviço como principais potencialidades e as dimensões socioeconômica e governança, como as de maior fragilidade para o desenvolvimento infantil.
Downloads
Métricas
Referências
BARANYI, G.; DI MARCO, M. H.; RUSS, T. C.; DIBBEN, C.; PEARCE, J. The impact of neighbourhood crime on mental health: A systematic review and meta-analysis. Social Science & Medicine, [s.I], v. 282, n. 1, p. 114106, aug. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2021.114106 DOI: https://doi.org/10.1016/j.socscimed.2021.114106
BLACK, M. M.; WALHER, S. P.; FERNALD, L. C. H.; ANDERSEN, C. T.; DIGIROLAMO, A. M.; LU, C.; MCCOY, D. C.; FINK, G.; SHAWAR, Y. R.; SHIFFMAN, P. J.; DEVERCELLI, A. E.; WODON, Q. T.; VARGAS-BARÓN, E.; GRANTHAM-MCGREGOR, S. Early childhood development coming of age: science through the life course. The Lancet, [s.I], v. 389, n. 10064, p. 77-90, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31389-7 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(16)31389-7
BLAIR, L. M.; FORD, J. L. Neighborhood context and the risk for developmental disabilities in early childhood. Maternal and child health journal, [s.I], v. 23, n. 2, p. 1213-1219, jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s10995-019-02757-w DOI: https://doi.org/10.1007/s10995-019-02757-w
BRASIL. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola- PSE, e dá outras providências. Diário Oficial da União da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 06 dez. 2007. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6286.htm. Acesso em: 05 de out. 2024.
BRASIL. Lei nº 13.257, de 9 de março de 2016. Dispõe sobre as políticas públicas para a primeira infância. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 9 mar. 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13257.htm. Acesso em: 05 de out. 2024.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Disponível em: https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/wp-content/uploads/2018/07/Pol%C3%ADtica-Nacional-de-Aten%C3%A7%C3%A3o-Integral-%C3%A0-Sa%C3%BAde-da-Crian%C3%A7a-PNAISC-Vers%C3%A3o-Eletr%C3%B4nica.pdf
BRITO, J. M. S. de; LAUER-LEITE, I. D.; NOVAIS, J. S. Discurso do Sujeito Coletivo na Prática. Porto Seguro: UFSB, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/350715321_Discurso_do_sujeito_coletivo_na_pratica. Acesso em: 05 de out. 2024.
BRONFENBRENNER, U.; CECI, S. J. Nature-nuture reconceptualized in developmental perspective: A bioecological model. Psychological review, [s.I], v. 101, n. 4, p. 568-586, jul-ago. 1994. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.101.4.568 DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.101.4.568
CAMPOS, R. T. O.; CAMPOS, G. W. de S. Co-construção de autonomia: o sujeito em questão. In: CAMPOS, G. W.S.; MINAYO, M.C.S.; AKERMAN, M.; DRUMOND-JÚNIOR, M.; CARVALHO, Y.M. (org.). Tratado de saúde coletiva. 1.ed. São Paulo: Hucitec, 2006. p. 669-688.
CHRISTIAN, H.; ZUBRICK, S. R.; FOSTER, S.; GILES-CORTI, M.; BULL, F.; WOOD, L.; KNUIMAN, M.; BRINKMAN, S.; HOUGHTON, S.; BORUFF, B. The influence of the neighborhood physical environment on early child health and development: A review and call for research. Health & place, [s.I], v. 33, n. 1, p. 25-36, may. 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2015.01.005 DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2015.01.005
DEZOTI, A. P.; ALEXANDRE, A. M. C.; TALLMANN, V. A. B.; MAFTUM; M.A; MAZZA, V. A. Rede social de apoio ao desenvolvimento infantil segundo a equipe de saúde da família. Escola Anna Nery, [s.I,] v. 17, n. 4, p. 721-729, dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20130017 DOI: https://doi.org/10.5935/1414-8145.20130017
FLICK, U. An introduction to qualitative research. 6.ed. Thousand Oaks, CA: Sage, 2018.
GOLDFELD, S. WOOLCOCK, G.; KATZ, I; TANTON; R.; BRINKMAN, S.; O’CONNOR, E.; MATHEWS, T.; GILES-CORTI, B. Neighbourhood Effects Influencing Early Childhood Development: Conceptual Model and Trial Measurement Methodologies from the Kids in Communities Study. Social indicators research, [s.I], v. 1, n. 120, p. 197–212, feb. 2015. DOI: https://doi.org/10.1007/s11205-014-0578-x DOI: https://doi.org/10.1007/s11205-014-0578-x
GOLDFELD, S.; VILLANUEVA, K.; TANTON, R; KATZ, I.; BRINKMAN, S.; GILES-CORTI, B.; WOOLCOK, G. Findings from the Kids in Communities Study (KiCS): A mixed methods study examining community-level influences on early childhood development. Plos one, [s.I], v. 16, n. 9, p. e0256431, sept. 2021. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0256431 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0256431
GRANTHAM-MCGREGOR, S.; CHEUNG, Y. B.; CUETO, S.; GLEWWE, P; RICHTER, L.; STRUPP, B. Developmental Potential in the First 5 Years for Children in Developing Countries. The Lancet, [s.I], v. 369, n. 9555, p. 60-70, jan. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60032-4 DOI: https://doi.org/10.1016/S0140-6736(07)60032-4
HECKMAN, J. J. Skill formation and the economics of investing in disadvantaged children. Science, [s.I], v. 312, n. 5782, p. 1900-1902, jun. 2006. DOI: https://doi.org/10.1126/science.1128898 DOI: https://doi.org/10.1126/science.1128898
INSTITUTO DE ARQUITETOS DO BRASIL (IAB). Guia 1: Estruturação de políticas públicas. [S.I]: Instituto de Arquitetos do Brasil e Fundação Bernard van Leer, 2021. Disponível em: https://issuu.com/bernardvanleerfoundation/docs/report_guia_1_estrutura_o_de_pol_ti_a0ddcb5432d92b. Acesso em: 05 out. 2024
ISLAM, M. M.; KHAN, M. N. Early childhood development and its association with maternal parity. Child: Care, Health and Development, [s.I], v. 49, n. 1, p. 80-89, jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.1111/cch.13011 DOI: https://doi.org/10.1111/cch.13011
LEFÈVRE, F.; LEFÈVRE, A. M. C. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Ed. rev. e amp. Porto Alegre: EDUCS, 2003.
MACKINNON, A. L.; SELL, H.; XIE, E. B.; JUNG, J. W; TOUGH, S.; TOMFOHR- MADSEN, L. Neighbourhood characteristics, lifestyle factors, and child development: Secondary analysis of the All our families cohort study. Frontiers in Epidemiology, London, v. 2, n. 1, p. 1073666, jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.3389/fepid.2022.1073666
MARINI, B. P. R.; LOURENÇO, M. C.; BARBA, P. C. de S. D. Systematic literature review on models and practices of early childhood intervention in Brazil. Revista Paulista de Pediatria, [s.I], v. 35, n. 4, p. 456-463, oct./dec. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1984‑0462/;2017;35;4;00015 DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0462/;2017;35;4;00015
MARINO, A. C. T DOS SANTOS, L. C. D.; DOS SANTOS, M C. D.; CELEGATTI, T. C., DE SOUZA JUDICE, W. A; DE CARVALHO, R. D. C. C. A Importância de um Projeto Social Recreativo na Infância. Diálogos Interdisciplinares, [s.I], v. 8. n.10, p. 14-20, jul. 2019.
MINH, A; MUHAJARINE, N.; JANUS, M.; BROWNELL, M.; GUHN, M. A review of neighborhood effects and early child development: How, where, and for whom, do neighborhoods matter?. Health & place, [s.I], v. 46, n. 8, p. 155-174, jul. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2017.04.012 DOI: https://doi.org/10.1016/j.healthplace.2017.04.012
MUNHOZ, T. N.; SANTOS; I. S; BLUMENBERG, C.; BARCELOS, R. S.; BARTOLOTTO, C.C; MATIJASEVICH, A.; SANTOS JUNIOR, H. G.; DOS SANTOS, L. M.; CORREA, L.L.; DE SOUZA, M. R.; LIRA, P. I. C.; ALTAFIM, E. R. P.; MACANA, C. E.; VICTORA, C.G. Fatores associados ao desenvolvimento infantil em crianças brasileiras: linha de base da avaliação do impacto do Programa Criança Feliz. Cadernos de Saúde Pública, [s.I], v. 38, n. 2, p. e00316920, feb. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00316920 DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311x00316920
NOGUEIRA, K.; GRILLO, M. Di. Theory of Social Representations: history, processes and approaches. Research, Society and Development, [s.I], v. 9, n. 9, p. e0031692, aug. 2020. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6756 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.6756
OLSON, L.; CHEN, B.; FISHMAN, I. Neural correlates of socioeconomic status in early childhood: a systematic review of the literature. Child Neuropsychology, [s.I], v. 27, n. 3, p. 390-423, jan. 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/09297049.2021.1879766 DOI: https://doi.org/10.1080/09297049.2021.1879766
PETER, E.; SCHAAB, D. M.; BERLESE, D. B. Desenvolvimento motor de escolares participantes de projeto sociais. Revista Portal: Saúde e Sociedade, [S. l.], v. 6, n. Fluxo contínuo, p. e02106050, jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.28998/rpss.e02106050 DOI: https://doi.org/10.28998/rpss.e02106050
PRADO-GALBARRO, F.-J.; PÉREZ-FERRER, C.; ORTIGOZA, A.; LÓPEZ-OLMEDO, N. P.; BRAVERMAN-BRONSTEIN, A.; ROJAS-MARTINEZ, R.; DE CASTRO, F.; BARRIENTOS-GUTIÉRREZ, T. Early childhood development and urban environment in Mexico. PloS One, [s.I], v. 16, n. 11, p. e0259946, nov. 2021. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0259946 DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0259946
PRADO-GALBARRO, F.-J.; SANCHEZ-PIEDRA, C.; MARTÍNEZ-NÚÑEZ, J.-M. Effect of prevalence of alcohol consumption and tobacco use in Mexican municipalities on early childhood development. Cadernos de Saúde Pública, São Paulo, v. 39, n. 12, p. e00112422, dec. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311xen112422
RAMOS DE OLIVEIRA, C. V.; PALOMBO, C. N. T; TORIYAMA, A. T. M; VERÍSSIMO, M. L. O. R.; DE CASTRO, M. C.; FUJIMORI, E. Desigualdades em saúde: o desenvolvimento infantil nos diferentes grupos sociais. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 53, n. 1, e03499, dez. 2019. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S1980-220X2018037103499 DOI: https://doi.org/10.1590/s1980-220x2018037103499
RAMOS DE OLIVEIRA, C. V.; SUDFELD, C. R.; MUHIHI, A.; MCCOY, D.C.; FAWZI, W. W.; MASANJA, H.; YOUSAFZAI, A. Association of exposure to intimate partner violence with maternal depressive symptoms and early childhood socioemotional development among mothers and children in rural Tanzania. JAMA network open, [s.I], v. 5, n. 12, p. e2248836-e2248836, dec. 2022. DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2022.48836 DOI: https://doi.org/10.1001/jamanetworkopen.2022.48836
RAMOS DE OLIVEIRA, C. V.; PALOMBO, C. N. T.; JEONG, J.; CORDERO, K. M. S.; FUJIMORI, E. Is family social exclusion associated with child motor and socioemotional development delay? A cross‐sectional exploratory study. Nursing Open, [s.I], v. 10, n. 8, p. 5024-5034, aug. 2023. DOI: https://doi.org/10.1002/nop2.1736 DOI: https://doi.org/10.1002/nop2.1736
RICHARDSON, E. A; PEARCE, J.; SHORTT, N.K.; MITCHELL, R. The role of public and private natural space in children's social, emotional and behavioral development in Scotland: A longitudinal study. Environmental research, [s.I], v. 158, n. 1, p. 729-736, oct. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.envres.2017.07.038 DOI: https://doi.org/10.1016/j.envres.2017.07.038
SALVADOR, Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Distritos Sanitários. Salvador, 2016. Disponível em: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/distritos-sanitarios/#1463064291970-b98658eb-cefe. Acesso em: 05 out. 2024.
SALVADOR, Prefeitura Municipal de Salvador. Secretaria Municipal da Saúde de Salvador. Plano Municipal de Saúde para Infância e Adolescência (2022-2023). Salvador, 2021.
SALVADOR, Secretaria Municipal da Saúde do Salvador (SMS SSA). Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão (DEPG). Plano Municipal de Saúde de Salvador 2022-2025. Volume II Distritos Sanitários / Secretaria Municipal da Saúde. Diretoria Estratégica de Planejamento e Gestão: Salvador, 2021.
SALVADOR, Secretaria Municipal da Saúde do Salvador (SMS SSA). Salvador Ganha Plano Municipal de Saúde para Infância e Adolescência. Prefeitura de Salvador. Salvador, 2021. Dispónível em: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/salvador-ganha-plano-municipal-de-saude-para-infancia-e-adolescencia/. Acesso em: 05 de out. 2024.
SALVADOR, Secretaria Municipal da Saúde do Salvador (SMS SSA). Prefeitura e Unicef certificam unidades amigas da Primeira Infância. Prefeitura de Salvador. Salvador, 2023. Dispónível em: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/prefeitura-e-unicef-certificam-unidades-amigas-da-primeira-infancia/#:~:text=Unidades%20de%20sa%C3%BAde%20agraciadas%20%E2%80%93%20USF,e%20UBS%20Nilson%20Piauhy%20Dourado. Acesso em: 05 de out. 2024.
SHONKOFF, J. P.; RICHTER, L.; GAAG, J. V. D.; BHUTTA, Z. A. An Integrated Scientific Framework for Child Survival and Early Childhood Development. Pediatrics, [s.I], v. 129, n.2, e460–e472, feb. 2012a. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2011-0366 DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2011-0366
SHONKOFF, J. P.; GARNER, A. S.; COMMITTEE ON EARLY CHILDHOOD, ADOPTION, AND DEPENDENT CARE; SECTION ON DEVELOPMENTAL AND BEHAVIORAL PEDIATRICS. The lifelong effects of early childhood adversity and toxic stress. Pediatrics, [s.I], v. 129, n. 1, p. e232-e246, jan. 2012b. DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2011-2663 DOI: https://doi.org/10.1542/peds.2011-2663
SILVA, D. I. DA; VERÍSSIMO, M. DE L. Ó. R.; MAZZA, V. DE A. Vulnerabilidade no desenvolvimento infantil: influência das políticas públicas e programas de saúde. Journal of Human Growth and Development, [s.I], v. 25, n. 1, p. 11-18, out. 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.7322/JHGD.96760 DOI: https://doi.org/10.7322/jhgd.96760
SOUZA, V. R. dos S.; MARZIALE, M. H. P.; SILVA, G. T. R.; NASCIMENTO, P. L. Tradução e validação para a língua portuguesa e avaliação do guia COREQ. Acta Paulista de Enfermagem [online], [s.I], v. 34,p.eAPE02631, mar.. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.37689/actaape/2021AO0263 DOI: https://doi.org/10.37689/acta-ape/2021AO02631
TELLA, P.; PICCOLO, L. R.; RANGEL, M. L.; ROHDE, L. A.; POLANCZYK, G. V.; MIGUEL, E. C.; GRISI, S. J. F. E.; FLEITLICH- BILUK, B.; FERRARO, A. A. Socioeconomic diversities and infant development at 6 to 9 months in a poverty area of São Paulo, Brazil. Trends in psychiatry and psychotherapy, Porto Alegre, v. 40, n. 3, p. 232-240, jul./set. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0008 DOI: https://doi.org/10.1590/2237-6089-2017-0008
VILLANUEVA, K.; BADLAND, H.; KVALSVIG, A.; O'CONNOR, M.; CHRISTIAN, H.; WOOLCOCK, G.; GILES-CORTI, B.; GOLDFELD, S. Can the neighborhood built environment make a difference in children’s development? Building the research agenda to create evidence for place-based children’s policy. Acad. Pediatr, [s.I], v.16, n. 1, p.10–19, jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2015.09.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2015.09.006
VILLANUEVA, K.; BADLAND, H.; ALDERTON, A.; HIGGS, C.; TURRELL, G.; GOLDFELD, S.Examining the Contribution of the Neighborhood Built Environment to the Relationship Between Neighborhood Disadvantage and Early Childhood Development in 205,000 Australian Children. Academic Pediatrics, [s.I], v. 23, n. 3, p. 631-645, apr. 2023a. DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2022.11.014 DOI: https://doi.org/10.1016/j.acap.2022.11.014
VILLANUEVA, K.; WOOLCOCK, G.; GOLDFELD, S.; TANTON, R.; BRINKMAN, S., KATZ, I.; GILES-CORTI, B. The built environment and early childhood development: qualitative evidence from disadvantaged Australian communities. Children's Geographies, [s.I], v. 21, n. 2, p. 330-346, mar. 2023b. DOI: https://doi.org/10.1080/14733285.2022.2059651 DOI: https://doi.org/10.1080/14733285.2022.2059651
WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO), United Nations Children’s Fund, World Bank Group. Nurturing care for early childhood development: a framework for helping children survive and thrive to transform health and human potential. Geneva: World Health Organization, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.