A construção de projetos político-pedagógicos crítico-emancipatórios: entre galhos e raízes das contradições sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.680

Palavras-chave:

Paulo Freire, Currículo, Projeto Político-Pedagógico, Tema Gerador

Resumo

Tendo em vista a nova Base Nacional Comum Curricular, que implica na reorientação dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas de todo o país, buscou-se na pedagogia freireana um mecanismo de resistência e posicionamento crítico-emancipador - constituído na superação das contradições sociais. Assim, investiga-se o papel das contradições sociais no encaminhamento da construção de um Documento Orientador Municipal de Projetos Político-Pedagógicos. Para tal, pautou-se num estudo que articula as etapas da constituição de um PPP com elementos da pedagogia freireana, o qual auxiliou no desenvolvimento e na análise de um curso de formação de professores da rede municipal de ensino de Cairu/BA. No curso foram registradas informações por meio de videogravações, produções dos participantes e levantamentos acerca da comunidade, sendo analisadas conforme a Análise Textual Discursiva. Dos resultados, destaca-se que, na organização do documento que orienta a construção de outros Projetos Político-Pedagógicos, é necessário considerar a existência de diferentes realidades e por base das contradições num determinado contexto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ALFIZ, I. El projecto educativo institucional: Propostas para um diseño colectivo. Buenos Aires, Argentina: Aique, 1997.

ASSUNÇÃO, L. J.A abordagem temática freireana na elaboração de um projeto político-pedagógico configurado como práxis criadora. 2019. 193 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, 2019.

ASSUNÇÃO, L. J; SOLINO, P.A; GEHLEN, T. S. A investigação temática na elaboração de um projeto político-pedagógico humanizador. Currículo sem Fronteiras, São Paulo, v. 19, n. 3, p. 1379-1409, set./dez. 2019.

BAHIA. Orientações para o projeto político-pedagógico. Jornada Pedagógica 2014. Salvador, 2014.

BENINCÁ, E. A Proposta Pedagógica e sua Legitimidade. Espaço Pedagógico, Passo Fundo/RS, v. 3, n. 1, p. 97-110, 1996.

DELIZOICOV, D. Conhecimento, tensões e transições. 1991. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo (FEUSP), São Paulo, 1991.

FILIPE, F. A.; SILVA, D. S.; COSTA, Á. C. Uma base comum na escola: análise do projeto educativo da Base Nacional Comum Curricular. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação [online], Rio de Janeiro, v. 29, n. 112, p. 783-803, jun./set, 2021.

FREIRE, P. Educação na Cidade. 5. ed. São Paulo: Cortez Editora. 2001.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 65. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, P. Educação e mudança. 30. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2020.

FREIRE. P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FONSECA, K. N. Investigação Temática e a Formação Social do Espaço: construção de uma proposta com professores dos anos iniciais. 2017. 182 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2017.

FONSECA, E. M., TADEU, T. S. A., MARASCHIN, A. A., LINDEMANN, R.H., Problematização das Situações-limite no Contexto do Ensino e Formação em Ciências: Contribuições da Abordagem de Temas com Viés Freireano. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, p. 1–32, set. 2021.

GANDIN, D. A prática do planejamento participativo na educação. Porto Alegre, UFRGS, 1991.

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em perspectiva, v. 14, p. 03-11, 2000. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

GADOTTI, M. Escola Cidadã. 11. ed. São Paulo: Cortez, 2006. (Coleção questões da nossa época, v. 24).

GOUVEA, A. F. de. Política Educacional e Construção da Cidadania. In: SILVA, L. H., AZEVEDO, J. C. Reestruturação Curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Ed. Sulinas, 1996. p. 35- 48.

GUEDES, C. N. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-9, mar. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/. Acesso em: 01 de set. 2021.

GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV, D. A função do problema: aproximações entre Vygotsky e Freire para a educação em ciências. Investigações em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 25, n. 2, p. 347–368, ago. 2020. DOI: 10.22600/1518-8795.ienci2020v25n2p347.

GEHLEN, S.T.; SOLINO, A.P.; SANTOS, J.S.; MILLI, J.C.L. (org.) Paulo Freire no ensino de ciências: trajetórias formativas na costa do cacau da Bahia. CRV: Curitiba, 2021.

GUERRA, M. A. S. Os desafios da participação: desenvolver a democracia na escola. 2o ed. Porto, Portugal: Porto, 2002.

HIPLER, E.L.P.R; FRAGA, L.T; SILVA, A.F.G. As perspectivas de competências na BNCC: uma análise à luz da pedagogia Freireana. EccoS –Rev. Cient., São Paulo, n. 61, p. 1-11, abr./jun. 2022.

KREUGER, S.B.; RAMOS, P. Concepções de cidadania na Educação em Ciências: o que dizem os Projetos Político-Pedagógicos e os professores de escolas municipais de Petrópolis – RJ. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horiznte, v. 19, p. e2960. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1983-21172017190132

LIBÂNEO, O. T. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

LIMA, R.M.S. Projeto Político Pedagógico, na perspectiva freireana: participação e diálogo. 2011. 149 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2011.

LONGHI, P. R. S; BENTO, L. K. Projeto Político Pedagógico: Uma construção coletiva. Revista de divulgação técnico-científica do ICPG, Blumenau, v. 3, n. 9, p. 123-128, jul./dez. 2006.

MAGALHÃES, L. M. A Investigação Temática na Elaboração de um Documento Orientador para Projetos Políticos Pedagógicos de Escolas Municipais: O exemplo de Cairu/Bahia. 2022. 101f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2022.

MAGOGA, T. F.; MUENCHEN, C. “Como Ocorre a Construção e Disseminação do Conhecimento Curricular Freireano?” Algumas Sinalizações. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 21, p. 1–29|, set. 2021.

MENEGAT, J; SARMENTO, F. D; RANGEL, Mary. (Im)possibilidades da revitalização do projeto político-pedagógico de uma Rede Municipal de Ensino em uma perspectiva colaborativa. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 44, p. e179910. 2018.

MILLI, J. C. A Investigação Temática à Luz da Análise Textual Discursiva: em busca da superação do obstáculo praxiológico do silêncio. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2019.

MILLI, J.C.L., SOLINO, A.P., GEHLEN, S.T. A análise textual discursiva como uma bússola praxiológica à perspectiva freireana de educação. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v.8, n.19, p. 739-767, dez. 2020.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 2. ed. Ijuí: UNIJUÍ, 2011.

NERES, C. A. O processo de Investigação Temática no contexto da formação de professores de Ciências: um olhar a partir de Fleck. 2016. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2016.

NERES, C. A. A investigação temática e sua disseminação na educação em ciências na costa do cacau. Paulo Freire no ensino de ciências: trajetórias formativas na costa do cacau da Bahia. CRV: Curitiba, 2021.

PADILHA, P. R. Planejamento Dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2017.

SILVA, A. F. G. A construção do currículo na perspectiva popular crítica: das falas significativas às práticas contextualizadas. 2004. 485 f. Tese (Doutorado em Educação), Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, 2004.

SANTOS, P. S. M. B. As dimensões do planejamento educacional: o que os educadores precisam saber. São Paulo, SP: Cengage Learning, 2016.

SANTOS, J. da S., A dimensão axiológica no desenvolvimento e implementação de atividades didático-pedagógicas via tema gerador. 2020. 165 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Departamento de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, 2020.

SHOR, I. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. Tradução Adriana Lopez. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

SOUZA, B. D.; FARIA, M. C. L. Reforma do Estado, Descentralização e Municipalização do Ensino no Brasil: A Gestão Política dos Sistemas Públicos de Ensino Pós-LDB 9.394/96. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.12, n.45, p. 925-944, out./dez. 2004.

SOUSA, P. S.; BASTOS, A.P. S.; FIGUEIREDO, P. S.; GEHLEN, S. T. Investigação Temática no Contexto do Ensino de Ciências: Relações entre a Abordagem Temática Freireana e a Práxis Curricular via Tema Gerador. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 7, n. 02, p. 155-177, nov. 2014.

TAVARES, C.C.A.; MARTINS, S. F.; CHICAR, L.C.T.S. O fórum nacional em defesa da escola pública – fndep na agenda política brasileira de 1988. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Ceará. Anais... Ceará: Editora Realize, 2019. p. 1-17.

VASCONCELOS, C. S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto políticopedagógico. 17. ed. São Paulo: Libertad, 2007.

VEIGA, I. P. A. (org.). Projeto político-pedagógico da escola: Uma construção possível. 7. ed. São Paulo: Papirus, 1995.

VEIGA, I. P.; Perspectivas para reflexão em torno do Projeto Político Pedagógico. In: Veiga IPA, Resende LMG, organizadores. Escola: um espaço do projeto político-pedagógico. 6Ş ed. Campinas: Papirus; 2002. p. 9-32.

VEIGA, I. P.; RESENDE, L. M. G. de (orgs). Escola: Espaço do Projeto Político-Pedagógico. Campinas, SP: Papirus, 1998.

VEIGA, I.P.A. Educação Básica e Educação Superior, projeto político-pedagógico. 3. ed. São Paulo: Papirus 2004.

VEIGA, I. P. A. Projetopolitico-pedagógico da escola: Uma construção possível. 29. ed. São Paulo: Papirus 2013.

VIRGENS, D. A. Turismo e transformações socioespaciais: o caso do município de Cairu - Bahia. 2010. 160 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Instituto de Geociências (IGEO), Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2010.

Downloads

Publicado

2024-11-11

Como Citar

Magalhães, L. M., Milli, J. C. L., & Gehlen, S. T. (2024). A construção de projetos político-pedagógicos crítico-emancipatórios: entre galhos e raízes das contradições sociais. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 651–683. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.680