Telessaúde em tempo de pandemia de COVID-19: perspectiva de usuários e profissionais de saúde em uma região de fronteira
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2023.v.11.n.26.564Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Covid-19, Telessaúde, Telemonitoramento., Equipe de saúdeResumo
Medidas de mitigação do contágio pelo coronavírus ocasionaram redução de atendimentos presenciais na Atenção Primária à Saúde. A telessaúde possibilita a manutenção da continuidade do cuidado nesse contexto. Diante disso, objetivou-se conhecer a perspectiva de usuários e profissionais de saúde acerca da telessaúde em uma região de fronteira, durante a pandemia de 2019. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo-exploratório, realizado com usuários e profissionais de saúde da Atenção Primária de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil, nos meses de agosto a dezembro de 2020. A coleta de dados ocorreu por ligação de voz com o registro por audiogravação cuja análise ocorreu por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados contemplaram as categorias: Telessaúde: implantação e organização; Telessaúde: pontos positivos; Telessaúde: dificuldades e ações para a sua manutenção; Telessaúde na região de fronteira. Apesar das dificuldades vivenciadas, a telessaúde mostrou-se complementar ao atendimento presencial e tende a ser mantida no contexto do estudo após a pandemia.
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