Pedagogia do oprimido e autoetnografia: uma combinação metodológica para a elaboração e realização de programas educativos críticos no campo da saúde

Autores

  • Ana Cimbleris-Alkmim Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-8269-5488
  • Simone de Araújo Medina Mendonça Colaboradora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica, Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-5792-0682
  • Djenane Ramalho-de-Oliveira Coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica, Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-5548-8184

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.881

Palavras-chave:

Pesquisa Qualitativa, Metodologia, Educação Contextualizada, Aprendizagem Baseada na Experiência, Conhecimentos, Atitudes e Prática em Saúde

Resumo

O pensamento e a prática de saúde no Brasil são cunhados na ciência hegemônica colonizatória, deixando muitas vozes excluídas. Para transformar essa realidade, faz-se pertinente a adoção de metodologias enraizadas na realidade nativa. O objetivo deste artigo é propor uma metodologia de pesquisa inovadora para elaborar ações educativas com abordagem crítica em ambientes acadêmicos ou da prática profissional em saúde e que sejam conectadas com as reais demandas dos estudantes e/ou profissionais, assim como da população a quem os profissionais de saúde atendem. Tal proposta se baseia na combinação da Investigação de Temas Geradores – proposta por Paulo Freire em sua Pedagogia do Oprimido – com a Autoetnografia. Essa combinação metodológica pode ser adotada em iniciativas pontuais ou constituir-se como estratégia institucional perene. De modo mais amplo, a reflexão crítica sobre possibilidades metodológicas pode inspirar a germinação de outras abordagens criativas que promovam justiça social ao mesmo tempo que expandem o conhecimento.

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Biografia do Autor

Simone de Araújo Medina Mendonça, Colaboradora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica, Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Medicamentos e Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Djenane Ramalho-de-Oliveira, Coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica, Departamento de Farmácia Social, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal de Minas Gerais

PhD in Pharmaceutical Care and Qualitative Methods, University of Minnesota (UM). 

Professora na Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2025-07-17

Como Citar

Cimbleris-Alkmim, A., de Araújo Medina Mendonça, S., & Ramalho-de-Oliveira, D. (2025). Pedagogia do oprimido e autoetnografia: uma combinação metodológica para a elaboração e realização de programas educativos críticos no campo da saúde. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 342–363. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.881

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA

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