EJA, uma educação de segunda classe? A escrita de si para refletir sobre a educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.870

Palavras-chave:

Autobiografia, Educação de Jovens e Adultos, Educação reflexiva, Escrevivência

Resumo

Este artigo tem como objetivo desenvolver uma reflexão acerca da EJA, a partir do exercício da escrita de si, unido ao entendimento sobre como a modalidade tornou-se uma política pública, podendo, inclusive, contribuir para a formação continuada dos/das estudantes. Como percurso metodológico, optamos por uma abordagem qualitativa, descritiva, tendo como base a escrevivência, a narrativa autobiográfica e a pesquisa bibliográfica. Deste modo, como a Educação de Jovens e Adultos tornou-se uma política pública e como esta pode contribuir na formação dos/as indivíduos? Como resultado, este artigo nos leva a refletir sobre: os processos educacionais no Brasil e a precarização da educação ao longo da história do país; os estigmas sobre a EJA; e sobre a experiência e a oportunidade para enquadrar o/a aluno/a na idade-série ideal. Ao longo da sua existência, a EJA vem passando por processos de valorização e desvalorização que impactam diretamente na evasão.

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Biografia do Autor

Ana Cássia Alves Cunha, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira

Mestrado Interdisciplinar em Humanidades (MIH, 2024) no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades (POSIH/UNILAB). É Bacharel em Humanidades (UNILAB, 2021) e Comunicação Social (UNIFANOR/PROUNI, 2014). Possui especializações em Gestão Pública, (UNILAB, 2018) e Gestão de Projetos e Programas Sociais (ESTÁCIO, 2016). Atualmente é bolsista no Projeto Defensoras Populares (Defensoria Pública do Ceará/UNILAB). 

Jacqueline da Silva Costa, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB)

Professora Adjunta da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, ligada ao do Instituto de Humanidades (UNILAB- IH- Ceará). Doutora em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) com bolsa do International Fellowships Program/Brasil (IFP) (2010). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Membra fundadora e Pesquisadora do Núcleo de Estudos Africanos, Afrobrasileiros e Indígenas da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Neaabi/Unilab). Coordeno o Projeto de Extensão Lélia Gonzalez, Presente!

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Publicado

2025-07-01

Como Citar

CUNHA, A. C. A., & COSTA, J. da S. (2025). EJA, uma educação de segunda classe? A escrita de si para refletir sobre a educação de jovens e adultos. Revista Pesquisa Qualitativa, 13(35), 156–171. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.35.870

Edição

Seção

PESQUISAS COM NARRATIVAS (AUTO) BIOGRÁFICAS: LADRILHANDO PERCURSOS E EXPERIÊNCIAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NA DOCÊNCIA