Educação física como componente curricular: intelectuais, conhecimento e didática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.868

Palavras-chave:

Educação Física escolar, Intelectuais, Componente curricular, Cultura corporal de movimento

Resumo

Trata-se de um estudo teórico que visa efetivar uma reflexão acerca de desdobramentos teórico-práticos do que significa tratar a Educação Física como componente curricular. A motivação deste trabalho remonta às experiências do seu autor como professor da educação básica. Para o andamento teórico-metodológico do estudo, fez-se uso de uma discussão especializada da área sobre a temática, orientada por questões relacionadas ao professor de Educação Física como intelectual, o significado do termo componente curricular, o conhecimento que a Educação Física aborda na escola e as consequências didáticas de se pensar a tematização da cultura corporal de movimento na escolarização básica. O estudo apontou que a condição de componente curricular delega à Educação Física um conjunto de responsabilidades e direitos, que giram em torno da tensão entre a sua lógica histórica de atividade da escola, com o sentido contemporâneo que se reivindica de componente curricular com status de disciplina educativa da escola.

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Biografia do Autor

Renan Santos Furtado, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2022. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPA (PPGED) no ano de 2019. Especialista em Educação Física Escolar pela Escola Superior Madre Celeste (ESMAC) no ano de 2018. Graduado em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (UFPA) no ano de 2017. Professor DIII-1 da Universidade Federal do Pará (UFPA), da carreira de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), lotado na Unidade Acadêmica Escola de Aplicação. Pesquisador do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ-UFPA), atuando na Vice liderança do grupo e na linha de pesquisa de "Corpo, Cultura Corporal e Práticas Corporais". Associado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), atuando como Revisor de trabalhos acadêmicos para eventos nacionais da entidade e como membro da Coordenação e Comitê Científico do GTT de Epistemologia desde 2021. Membro do Coletivo Luta Marajoara. Atua como Revisor/Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais das áreas da Educação, Interdisciplinar e Educação Física, tais como: Arquivos em Movimento (UFRJ), Educación Física y Deporte (EFYD), Conexões (UNICAMP), Revista Brasileira de Ciências do Esporte (UNB), Corpoconsciência (UFMT), Cadernos de Formação RBCE (CBCE), Interfaces da Educação (UEMS), Debates em Educação (UFAL), ETD - Educação Temática Digital (UNICAMP), Linhas Críticas (UNB), Retratos da Escola (CNTE), Ensino, Educação e Ciências Humanas (KROTON Educacional), Revista de Educação Popular (UFU), Retos (FEADEF), Revista Cocar (UEPA), Pro-Posições (UNICAMP), Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (INEP) e Revista Pesquisa Qualitativa (PUC/São Paulo). Coordena e colabora em projetos de pesquisa, de extensão e desenvolve práticas de formação, orientações e estudos na área da Educação Física, com ênfase nos seguintes temas: Educação Física Escolar; Corpo e Práticas Corporais e Questões Epistemológicas da Educação Física.

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Publicado

2025-09-03

Como Citar

Furtado, R. S. (2025). Educação física como componente curricular: intelectuais, conhecimento e didática . Revista Pesquisa Qualitativa, 13(36), 631–655. https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.36.868

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