Uma análise sobre o eixo da oralidade no currículo de língua portuguesa do 9º ano
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2025.v.13.n.34.742Palavras-chave:
Oralidade, Plano de Ensino, Análise de Conteúdo, BNCC, Língua PortuguesaResumo
O objetivo deste estudo é analisar o Eixo da Oralidade e como as concepções de oralidade estão incluídas em Planos Anuais de Ensino (PAE) de Língua Portuguesa (LP) no 9° ano do Ensino Fundamental da rede privada de ensino na cidade de Curitiba (PR). Esta pesquisa está fundamentada em aspectos da Linguística Aplicada ao analisar as atividades propostas a respeito do discurso oral em sala de aula. O método adotado é qualitativo com Análise de Conteúdo (AC) documental de oito PAE, a partir da técnica de uma leitura flutuante para comparar informações dos documentos coletados e estabelecer categorias analíticas sobre as características dos PAE, a concepção de oralidade e as dificuldades encontradas ao elaborar um PAE. Os resultados evidenciam a abordagem do ensino de oralidade a partir da BNCC, as diferenças entre prática de oralidade e de oralização e os gêneros textuais que competem ao Eixo da Oralidade no 9º ano e apontam que os conceitos de oralidade e oralização são confundidos ao serem elencados como habilidade a ser desenvolvida pelos discentes. Conclui-se, portanto, que há fragilidades no processo de sistematização e de ensino específicos e fundamentados para o desenvolvimento de uma efetiva aprendizagem dos gêneros orais em sala de aula.
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