Tecnologias digitais, tempos de pandemia e o ensino de matemática: educação tecnológica em perspectiva

Autores

  • Josiel de Oliveira Batista Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifesspa https://orcid.org/0000-0002-3030-8992
  • Nelem Orlowski Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Eder Paulo Pereira Universidade Federal do Paraná – UFPR https://orcid.org/0000-0002-1037-3260
  • Tânia Mara Vitaczik Campanucci Universidade Federal do Paraná – UFPR https://orcid.org/0000-0001-7094-139X
  • Luciane Ferreira Mocrosky Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.424

Resumo

Neste texto são explicitados indicativos para articular um diálogo frente ao novo cenário educacional que o ensino da matemática está atravessando com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, desencadeada no ano de 2019. Tematizam-se compreensões acerca das tecnologias digitais para o ensino de matemática e discutem-se isso pelo viés da perplexidade que se tem vivido ao habitar o mundo tecnológico em meio a uma situação de pandemia declarada. Para isso, procurou-se pela escuta atenta do momento vivido vislumbrar possibilidades que se abrem para o ensino de matemática com tecnologias, tendo como solo de compreensão o habitar heideggeriano. Conclui-se a centralidade do ser-com-o-outro como essencial para a educação, requerendo modos diferentes de pensar, de formar pessoas e de formar-se professor.

Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias digitais; Pandemia; Habitar.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2021-04-24

Como Citar

Batista, J. de O., Orlowski, N., Pereira, E. P., Campanucci, T. M. V. ., & Mocrosky, L. F. . (2021). Tecnologias digitais, tempos de pandemia e o ensino de matemática: educação tecnológica em perspectiva. Revista Pesquisa Qualitativa, 9(20), 01–20. https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.424

Edição

Seção

EducaçãoTecnológica