Tecnologias digitais, tempos de pandemia e o ensino de matemática: educação tecnológica em perspectiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.424

Resumo

Neste texto são explicitados indicativos para articular um diálogo frente ao novo cenário educacional que o ensino da matemática está atravessando com a pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, desencadeada no ano de 2019. Tematizam-se compreensões acerca das tecnologias digitais para o ensino de matemática e discutem-se isso pelo viés da perplexidade que se tem vivido ao habitar o mundo tecnológico em meio a uma situação de pandemia declarada. Para isso, procurou-se pela escuta atenta do momento vivido vislumbrar possibilidades que se abrem para o ensino de matemática com tecnologias, tendo como solo de compreensão o habitar heideggeriano. Conclui-se a centralidade do ser-com-o-outro como essencial para a educação, requerendo modos diferentes de pensar, de formar pessoas e de formar-se professor.

Palavras-chave: Educação Matemática; Tecnologias digitais; Pandemia; Habitar.  

Downloads

Publicado

2021-04-24

Edição

Seção

Educação Tecnológica