Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.723

Palavras-chave:

Teoria Crítica, Inteligência Artificial, Memória, Formação de Professores, Tecnologia

Resumo

Os avanços digitais transformam a educação ampliando o acesso a recursos online, e geram reflexões sobre seu impacto na sociedade contemporânea. O uso crescente das Inteligências Artificiais (IA), como o ChatGPT, que na educação traz eficiência, todavia incorre em dilemas éticos. Este artigo discute até que ponto essa ferramenta pode substituir a memória e a experiência humana, por meio da análise de entrevistas idênticas feitas com uma professora humana e o ChatGPT, usando oito perguntas estruturadas para comparação. A análise das respostas, feita com o software Iramuteq, identifica diferenças na distribuição lexical e no foco temático. Os resultados mostram que o ChatGPT não substitui a experiência humana, evidenciando diferenças na linguagem e no foco temático entre a professora humana e a IA. Esse estudo enfatiza a necessidade de considerar criticamente a relação entre seres humanos e tecnologia na pesquisa qualitativa e destaca a importância de uma abordagem ética no uso dessas ferramentas.

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Biografia do Autor

Flávio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência, Mestre em Educação para a Ciência (2023) e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (Nipac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e Bolsista do CNPq no Pibic na área de Educação (2019-2020). Representante da Unesp na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Filosofia Política/ Teoria Crítica).

Deise Aparecida Peralta

Livre-docente em Educação Matemática, Doutora em Educação para a Ciência, Mestra em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Foi bolsista de Pós-doutorado em Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho (UMinho), sob supervisão do Prof Dr José Augusto Pacheco. Foi bolsista produtividade do CNPq de 2015 a 2021. Atualmente é professora no Departamento de Economia, Administração e Educação no campus de Jaboticabal da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (Unesp) e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência (Unesp campus Bauru). Lidera o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas Avançadas em Currículo (NIPAC/Unesp), sendo também pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisa em Teoria Crítica (Unesp). Integra a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (Sbem) e a Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (Sofie). Atua como Secretária na Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional São Paulo (2023-2026). Representante na Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina (Redpeel). Editora da Revista Currículo, Cultura e Identidade (Recculti). Tem experiência em Educação Matemática e atuado em atividades de pesquisa, permeando os campos da Filosofia (Teoria Crítica) e do Currículo. Mãe do Raphael, da Bianca e do Davi. 

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Publicado

2024-04-30

Como Citar

de Oliveira Barbosa, R., Leite Taveira, F. A., & Peralta, D. A. (2024). Entre respostas digitais e saberes experienciais: o ChatGPT e a educação em perspectiva crítica. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(30), 01–18. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.30.723

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