A mídia jornalística e as formações discursivas sobre a privatização dos serviços de água e esgoto em Ouro Preto, Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.691

Palavras-chave:

Privatização, Água, Saneamento, Análise do discurso, Mídia

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os discursos sobre a privatização dos serviços de água e esgoto na cidade histórica de Ouro Preto, Minas Gerais, veiculados na mídia jornalística regional. Com base nos pressupostos da Análise do Discurso francesa, foram analisadas 23 matérias jornalísticas publicadas no período de outubro de 2019 a outubro de 2022. Os discursos, em geral, apontam para formações discursivas contrárias à privatização do saneamento municipal, indo ao encontro de posições expressas pelos usuários e movimentos populares. Por outro lado, sugerem um cenário de violações de direitos humanos e de assimetria de poder entre a prestadora privada, o poder público municipal e os moradores da cidade. Tais achados contribuem com o debate sobre a privatização do saneamento no Brasil e como a mídia jornalística é utilizada para promover ou criticar as privatizações no setor.

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Publicado

2024-11-20

Como Citar

Onuzik, N. de C., Mikael-Silva, T., Modena, C. M., & Heller, L. (2024). A mídia jornalística e as formações discursivas sobre a privatização dos serviços de água e esgoto em Ouro Preto, Minas Gerais. Revista Pesquisa Qualitativa, 12(32), 684–711. https://doi.org/10.33361/RPQ.2024.v.12.n.32.691