Desenvolvimento cognitivo e a atividade de programação com crianças
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.421Resumo
O presente estudo está vinculado a uma pesquisa que objetiva investigar o processo de construção da noção de algoritmo na atividade de programação realizada por crianças. Apresentamos, aqui, a análise de nove experimentos para a investigação de processos cognitivos envolvidos na atividade de movimentar um robô concreto [...]. Em uma primeira etapa, foram realizadas provas cognitivas, baseada no método clínico-piagetiano para a verificação do estádio do desenvolvimento intelectual de cada sujeito e uma segunda etapa onde os sujeitos resolveram problemas para fazer movimentar um objeto tangível. O experimento foi gravado em vídeo e analisado com auxílio do software de análise qualitativa MAXQDA2020®. Como conclusões preliminares, podemos indicar relações entre os estádios de desenvolvimento cognitivo infantil e o uso de diferentes estratégias de resolução de problemas envolvendo a construção de algoritmos para a programação de um robô.
Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo; Atividade de Programação; Epistemologia Genética; Robótica Educacional.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.