Desenvolvimento cognitivo e a atividade de programação com crianças
DOI:
https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.421Resumo
O presente estudo está vinculado a uma pesquisa que objetiva investigar o processo de construção da noção de algoritmo na atividade de programação realizada por crianças. Apresentamos, aqui, a análise de nove experimentos para a investigação de processos cognitivos envolvidos na atividade de movimentar um robô concreto [...]. Em uma primeira etapa, foram realizadas provas cognitivas, baseada no método clínico-piagetiano para a verificação do estádio do desenvolvimento intelectual de cada sujeito e uma segunda etapa onde os sujeitos resolveram problemas para fazer movimentar um objeto tangível. O experimento foi gravado em vídeo e analisado com auxílio do software de análise qualitativa MAXQDA2020®. Como conclusões preliminares, podemos indicar relações entre os estádios de desenvolvimento cognitivo infantil e o uso de diferentes estratégias de resolução de problemas envolvendo a construção de algoritmos para a programação de um robô.
Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo; Atividade de Programação; Epistemologia Genética; Robótica Educacional.
Downloads
Métricas
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Pesquisa Qualitativa
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Essa revista é licenciada pelo sistema creative commons 4.0, não-comercial.