Desenvolvimento cognitivo e a atividade de programação com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33361/RPQ.2021.v.9.n.20.421

Resumo

O presente estudo está vinculado a uma pesquisa que objetiva investigar o processo de construção da noção de algoritmo na atividade de programação realizada por crianças. Apresentamos, aqui, a análise de nove experimentos para a investigação de processos cognitivos envolvidos na atividade de movimentar um robô concreto [...]. Em uma primeira etapa, foram realizadas provas cognitivas, baseada no método clínico-piagetiano para a verificação do estádio do desenvolvimento intelectual de cada sujeito e uma segunda etapa onde os sujeitos resolveram problemas para fazer movimentar um objeto tangível. O experimento foi gravado em vídeo e analisado com auxílio do software de análise qualitativa MAXQDA2020®. Como conclusões preliminares, podemos indicar relações entre os estádios de desenvolvimento cognitivo infantil e o uso de diferentes estratégias de resolução de problemas envolvendo a construção de algoritmos para a programação de um robô.

Palavras-chave: Desenvolvimento Cognitivo; Atividade de Programação; Epistemologia Genética; Robótica Educacional.

Downloads

Publicado

2021-04-24

Edição

Seção

Educação Tecnológica